Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6294
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Vieira, Bárbara Gitana Alves | - |
dc.date.accessioned | 2014-11-20T18:34:19Z | - |
dc.date.available | 2014-11-20T18:34:19Z | - |
dc.date.issued | 2014-11-20 | - |
dc.identifier.issn | CDD 371.33 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6294 | - |
dc.description | VIEIRA, Bárbara Gitana Alves. Os tablets na escola: um estudo investigativo na rede de ensino estadual pertencentes à terceira gerência regional de educação. 2014. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como objeto de estudo, as tecnologias educacionais, em que nos detemos ao uso dos tablets na escola, a considerar que estes aparelhos foram distribuídos pelo Governo do Estado da Paraíba às escolas pertencentes à rede estadual de ensino da Terceira Gerência Regional de Educação fornecida aos alunos do primeiro ano do Ensino Médio e a todos os professores que ensinam a estes discentes. O objetivo desta pesquisa foi de verificar a partir de um questionário elaborado para os docentes das escolas da rede estadual de Campina Grande como os tablets vêm sendo utilizados nas escolas, atentando-se ao seu uso enquanto recurso técnico- pedagógico, e a viabilidade de uso dos mesmos nas escolas. A pesquisa foi realizada na 3ª GRE. Os tablets foram entregues em um prazo de ano que foi iniciado em março de 2013. Foi realizada uma análise percentual a partir do questionário respondido por uma amostra de 100 professores que se enquadram no perfil desta pesquisa, 96% dos professores que responderam o questionário, afirmaram que as escolas foram beneficiadas com o equipamento e destes 41% responderam que a quantidade distribuída não foi suficiente para atender a demanda (alunos e professores). Logo, a pesquisa realizada mostrou que houve a entrega dos tablets na maioria das escolas (80%), 70% deles sentiram alguma dificuldade na utilização do equipamento, pela falta de curso de capacitação. E 82% dos entrevistados afirmaram que a internet não é de boa qualidade, sendo necessário investir numa internet com qualidade nas escolas, mas que todas as redes sociais fossem bloqueadas, por exemplo, por meio do Software Blok Free 5 A5, para evitar que os alunos acessem as redes sociais durante as aulas. Portanto, os objetivos deste trabalho foram alcançados e a rede estadual de ensino tem avançado na busca do conhecimento pela utilização de equipamentos eletrônicos, como o uso do tablet. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Alessandro Frederico da Silveira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia na educação | pt_BR |
dc.subject | Tablets | pt_BR |
dc.subject | Aprendizado | pt_BR |
dc.title | Os tablets na escola: um estudo investigativo na rede de ensino estadual pertencentes à terceira gerência regional de educação | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Bárbara Gitana Alves Vieira.pdf | PDF - Bárbara Gitana Alves Vieira | 901.75 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.