Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6298
Título: Interação entre as línguas na dimensão social da leitura
Autor(es): Lucena, Luzia
Palavras-chave: Leitura
Prática de leitura
Dimensão social
Data do documento: 21-Nov-2014
Resumo: Este trabalho versou sobre as interações das línguas, ou seja, um olhar sobre a dimensão social na construção da leitura. A indagação central consiste em verificar as atividades práticas de leitura que potencializam o domínio da leitura e possibilita o desenvolvimento pleno do aluno. O incentivo à leitura sempre foi uma tarefa árdua e desafiadora para o professor em suas aulas de leituras. Infelizmente, ainda não encontramos a 'formula' exata para desenvolver no aluno o interesse pelo universo das leituras. Mas, o que se pode e deve fazer como estímulo fundamental, é apresentar o "valor" exultante que a leitura traz para as pessoas que dela fazem uso e, o seu progresso na abertura de 'portas' para um futuro eficaz e próspero na vida do cidadão que lê. E para alçar esse objetivo fez-se necessário: compreender historicamente o fenômeno da leitura; conhecer as funções sob as várias dimensões; identificar as possibilidades de leitura no ambiente escolar e analisar como o aluno reage às práticas pedagógicas de leitura em sala de aula. Este trabalho visa analisar o processo de entendimento da leitura que norteiam as atividades nas atitudes e ações de cunho literário como prioridade no Ensino Fundamental, e priorizar a prática de leitura baseada num viés interacionista, uma vez que concebe a leitura como um processo do qual participa o leitor, o seu contexto e conhecimento de mundo, bem como o autor do texto e, este, por sua vez, deixa “pistas” ao longo do texto para tornar possível a atribuição de sentidos.
Descrição: LUCENA, Luzia. Interação entre as línguas na dimensão social da leitura. 2014. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6298
ISSN: CDD 372.4
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luzia Lucena.pdfPDF - Luzia Lucena545.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.