Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6300
Título: | A educação que liberta na concepção de Paulo Freire |
Autor(es): | Egídio, Maria do Desterro |
Palavras-chave: | Educação Humanização Mudança social |
Data do documento: | 21-Nov-2014 |
Resumo: | Essa monografia tem por objetivo analisar as contribuições político-pedagógicas de Paulo Freire para a educação brasileira. Pretende-se partir de uma concepção do homem como o próprio autor apresenta em obras como “Educação e mudança” (2006), enquanto agente de transformação social via educação, para compreender a sociedade, já que não podemos separar o homem do seu ser social, ou seja, do meio em que vive. Partindo desses pressupostos, procura-se também nesse trabalho, abordar o método Freire, descrevendo suas etapas e ressaltando o seu pensamento revolucionário, que institui uma nova relação entre educador e educando, conforme o livro “Conscientização: teoria e prática da libertação” (2006). Enfim, trata-se das contribuições pedagógicas de Paulo Freire para a sociedade brasileira, abordando as bases para a educação libertadora em contraposição a uma educação bancária com velhos métodos arcaicos e manipuladores, conforme a “Pedagogia do Oprimido” (2011). |
Descrição: | EGÍDIO, Maria do Desterro. A educação que liberta na concepção de Paulo Freire. 2014. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6300 |
ISSN: | CDD 370 |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Maria do Desterro Egídio.pdf | PDF - Maria do Desterro Egídio | 356.11 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.