Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6301
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGomes, Eliane Carvalho-
dc.date.accessioned2014-11-21T16:39:55Z-
dc.date.available2014-11-21T16:39:55Z-
dc.date.issued2014-11-21-
dc.identifier.issnCDD 371.33-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6301-
dc.descriptionGOMES, Eliane Carvalho. Tecnologias na educação de jovens e adultos: por uma análise sobre práticas pedagógicas. 2014. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.pt_BR
dc.description.abstractO uso das tecnologias na Educação de Jovens e Adultos (EJA), no Brasil, é ainda um assunto pouco abordado nos campos teóricos educacionais. Este trabalho de pesquisa parte da necessidade de analisar as práticas pedagógicas das turmas de jovens e adultos de uma escola pública brasileira, mais especificamente sobre o processo de inclusão digital entre os jovens e adultos. Objetivo, neste trabalho de pesquisa, é o de descrever um relato de experiência sobre o uso da tecnologia e a prática pedagógica dos professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA), numa escola da rede estadual de Serra Branca - PB, em salas de aulas do ensino médio como suporte pedagógico ao docente para o combate ao analfabetismo, incluindo também o analfabetismo digital. Pretende-se, com isso, situar a problemática no cenário escolar local e propor a construção de ideias que venham a repensar as políticas educacionais para a área, estabelecendo que em nossa atual sociedade o processo de inclusão social integra também a inclusão digital, e esta é, hoje, condição essencial para a inserção no mercado de trabalho e nas relações sociais. Através da descrição da experiência vivenciada pelos autores, analisa-se o uso (ou não uso) dos recursos tecnológicos nas práticas pedagógicas observadas e reflete-se sobre a realidade contemporânea da Educação brasileira, demonstrando seu descaso com a EJA. Destacamos que a pesquisa se caracteriza como uma pesquisa bibliográfica, descritiva, de campo como 0bservação participante e qualitativa – evidenciando relatos e trabalhos realizados pelos docentes dessa escola. Com relação aos resultados, elucida-se, o descaso com o ensino de jovens e adultos e a falta de preparo dos docentes para o uso das tecnologias em Educação como recurso didático e pedagógico. Percebe-se que a Educação de Jovens e Adultos no Brasil, longe de um lugar privilegiado nas pautas em discussão de nossos políticos, segue como a maioria das problemáticas educacionais brasileiras: dissonantes entre os discursos políticos e suas realidades.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Melânia Nóbrega Pereira de Fariaspt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectNovas tecnologias da informaçãopt_BR
dc.subjectEJApt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.titleTecnologias na educação de jovens e adultos: por uma análise sobre as práticas pedagógicaspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Eliane Carvalho Gomes.pdfPDF - Eliane Carvalho Gomes856.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.