Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6304
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlves, Francisca Viana-
dc.date.accessioned2014-11-21T16:45:04Z-
dc.date.available2014-11-21T16:45:04Z-
dc.date.issued2014-11-21-
dc.identifier.issnCDD 370.1-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6304-
dc.descriptionALVES, Francisca Viana. Reflexão sobre a formação de professores e a prática docente na contemporaneidade. 2014. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Itaporanga, 2014.pt_BR
dc.description.abstractEm uma época marcada por diversas transformações, incertezas e competitividade, pensar em educação pressupõe-se pensar a formação docente e a prática pedagógica com qualidade. Assim sendo, no contexto das reformas educacionais que vêm acontecendo nas últimas décadas no Brasil, a atenção com a formação dos professores toma importância singular, uma vez que a profissionalização da docência tem-se constituído um problema crucial na educação do país. Assim sendo, o presente estudo tem como objetivo discutir o processo de formação de professores, considerando que a formação não se constrói apenas por acumulação de cursos, conhecimentos ou técnicas, mas sim através de um trabalho de reflexividade crítica sobre as práticas e de (re)construção permanente de uma identidade pessoal, conforme defende Nóvoa (1997). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, tendo como base os estudos realizados por Perrenoud (1993), Cunha e Góes (1994), Freire (1996), Nóvoa (1997), Garcia (1999), Corrêa (2000), Leitão (2004), Leite (2011), Bandeira (2006), dentre outros. Os resultados da pesquisa indicam que faz-se necessário que o docente esteja preparado para superar o caráter técnico-instrumental do ensino na direção de um trabalho educativo com base numa formação crítica-reflexiva.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Soraya Maria Barros de Almeida Brandãopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectReflexãopt_BR
dc.titleReflexão sobre a formação de professores e prática docente na contemporaneidadept_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francisca Viana Alves.pdfPDF - Francisca Viana Alves568.89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.