Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6305
Título: Jogos e criatividade como recursos para o ensino de matemática
Autor(es): Egídio, Romão Batista
Palavras-chave: Educação
Jogos educativos
Matemática
Data do documento: 21-Nov-2014
Resumo: Esta pesquisa refere-se aos jogos como um método de ensino, em que se expõem teorias que podem ser usadas como suporte teórico para compreender tal método. O interesse pelo tema surgiu devido à percepção de que o ensino de matemática precisa ser mais dinâmico e significativo. A presente pesquisa é de cunho qualitativo, incluindo uma pesquisa de campo. Está dividida em três capítulos: O primeiro descreveo parecer de autores em relação à lucidez do jogo no ensino, ou seja, aos jogos integrados ao processo de ensino-aprendizagem; o segundo refere-se ao jogo no ensino da matemática e dá sugestões de jogos que o professor pode usar em sala de aula para trabalhar os conteúdos matemáticos de modo eficaz e prazeroso; o terceiro apresenta uma análise dos dados de desafios aplicados em uma turma de estudante da escola pública. O tema é fundamentado em autores como: Kishimoto (1994), PCNs (2000), Leontiev (1991), Vygotsk (1991), Fleming e Mello (2003), Moura (1992), Torrance (1992), dentre outros, que defendem o uso de jogos como método de ensino de matemática, e que, ao professor, compete estimular em seus alunos, a curiosidade, o pensamento independente, motivando-os de modo que o aprendizado seja coerente, significativo e concreto. Levanta-se também a concepção construtiva sobre os jogos, onde deixa claro que o sujeito é ativo na construção do seu conhecimento através da interação com meio e na relação que estabelece com os objetos e pessoas em sua volta.
Descrição: EGÍDIO, Romão Batista. Jogos e criatividade como recursos para o ensino de matemática. 2014. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6305
ISSN: CDD 370
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Romão Batista Egídio.pdfPDF - Romão Batista Egídio371.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.