Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6311
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Francisca Marly Moreira da | - |
dc.date.accessioned | 2014-11-21T17:40:06Z | - |
dc.date.available | 2014-11-21T17:40:06Z | - |
dc.date.issued | 2014-11-21 | - |
dc.identifier.issn | CDD 306 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6311 | - |
dc.description | SILVA, Francisca Marly Moreira da. Sujeitos: identidade e cultura na escola. 2014. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Sousa, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho aborda discussões sobre a tríade: sujeito, identidade e cultura na escola, a partir da perspectiva de que o sujeito é o elemento integrador e ativo dentro do processo de ensino-aprendizagem, na construção do conhecimento social, histórico e cultural e na interação entre sociedade e escola. Autores como Hall (2006), Santos (2006), Kroelber (2009) e Laraia (2009) dentre outros, contribuíram para a apreensão de que a aprendizagem significativa se faz não apenas com a transmissão de informações e conteúdos, mas colaboram elementos e práticas da cultura e da arte. Com base no estudo de caso, realizou-se a pesquisa documental em arquivos, observações direta, conversas informais com alunos, professores e funcionários, apreendendo informações relevantes para o desenvolvimento das atividades pedagógicas realizadas na Escola Estadual Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Constantino Vieira, através do “Projeto Façarte”. Este, congrega todos os sub-projetos desenvolvido anualmente na referida instituição de ensino de forma interdisciplinar contemplando todas as áreas do conhecimento. Partiu-se do pressuposto de que o papel da escola contemporânea é oportunizar aos educandos a construção de sua identidade a partir tanto das informações que a escola agrega no seu currículo escolar para a formação intelectual do sujeito, quanto da elucidação da cultura e da arte para a formação do sujeito. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Ada Kesea Guedes Bezerra | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Cultura | pt_BR |
dc.subject | Identidade cultural | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.title | Sujeitos: identidade e cultura na escola | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Francisca Marly Moreira da Silva.pdf | PDF - Francisca Marly Moreira da Silva | 407.97 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.