Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6311
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Francisca Marly Moreira da-
dc.date.accessioned2014-11-21T17:40:06Z-
dc.date.available2014-11-21T17:40:06Z-
dc.date.issued2014-11-21-
dc.identifier.issnCDD 306-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6311-
dc.descriptionSILVA, Francisca Marly Moreira da. Sujeitos: identidade e cultura na escola. 2014. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Sousa, 2014.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho aborda discussões sobre a tríade: sujeito, identidade e cultura na escola, a partir da perspectiva de que o sujeito é o elemento integrador e ativo dentro do processo de ensino-aprendizagem, na construção do conhecimento social, histórico e cultural e na interação entre sociedade e escola. Autores como Hall (2006), Santos (2006), Kroelber (2009) e Laraia (2009) dentre outros, contribuíram para a apreensão de que a aprendizagem significativa se faz não apenas com a transmissão de informações e conteúdos, mas colaboram elementos e práticas da cultura e da arte. Com base no estudo de caso, realizou-se a pesquisa documental em arquivos, observações direta, conversas informais com alunos, professores e funcionários, apreendendo informações relevantes para o desenvolvimento das atividades pedagógicas realizadas na Escola Estadual Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Constantino Vieira, através do “Projeto Façarte”. Este, congrega todos os sub-projetos desenvolvido anualmente na referida instituição de ensino de forma interdisciplinar contemplando todas as áreas do conhecimento. Partiu-se do pressuposto de que o papel da escola contemporânea é oportunizar aos educandos a construção de sua identidade a partir tanto das informações que a escola agrega no seu currículo escolar para a formação intelectual do sujeito, quanto da elucidação da cultura e da arte para a formação do sujeito.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Ada Kesea Guedes Bezerrapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectIdentidade culturalpt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.titleSujeitos: identidade e cultura na escolapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francisca Marly Moreira da Silva.pdfPDF - Francisca Marly Moreira da Silva407.97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.