Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6313
Título: Professor e profissão: a importância da docência na zona rural com turma multisseriada
Autor(es): Silva, José Iran da
Palavras-chave: Educação do campo
Aula multisseriada
Política pública
Data do documento: 21-Nov-2014
Resumo: As especificidades pedagógicas no meio rural, de situação social difícil para educandos onde famílias sobrevivem da agricultura, revelam a importância do trabalho docente para as comunidades envolvidas na manutenção de suas tradições e na busca de uma melhoria da qualidade de vida através da Educação do Campo. Adotada nos últimos quinze anos, em termos de políticas públicas no nosso país, a educação do campo traz, no seu referencial base, a compreensão da diversidade considerando as contradições e limites dessa prática educacional, onde a educação não se desvincula da sua sobrevivência ou existência no meio rural inserindo o Estado no âmbito das conquistas de acesso à escolarização. A Educação Rural, atualmente, oficializada como Educação do Campo e sua prática pedagógica em sala multisseriada, é nosso tema principal, e serve para refletir a prática docente, com destaque para o trabalho desenvolvido pelo Professor Francisco Lima da Silva, da comunidade rural do Sítio Bé, município de Cajazeiras-Paraíba, onde com todas as dificuldades enfrentadas, tem na sua prática profissional a admiração de todos os colegas de Cajazeiras e é reconhecido como um profissional exemplar, que de forma simples exalta a importância da profissão Professor no espaço rural há trinta e dois anos. Para melhor compreensão desse contexto, recorreu-se como aporte teórico aos autores Maria Isabel Antunes-Rocha (2012), Bernardo Mançano Fernandes (2012), Clésio Acilino Antonio e Marizete Lucini (2007), Mônica Molina (2004), Carlos Henrique S. Medrado (2012), entre outros.
Descrição: SILVA, José Iran da. Professor e profissão: a importância da docência na zona rural com turma multisseriada. 2014. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Sousa, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6313
ISSN: CDD 370
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Iran da Silva.pdfPDF - José Iran da Silva412.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.