Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6317
Título: Resposta da cultura do amendoinzeiro em função da aplicação do biofertilizante líquido via solo
Autor(es): Lira, Julierme Andrade de
Palavras-chave: Arachihypogaea L.
Biofertilizante
Dosagens. I.
Data do documento: 24-Nov-2014
Resumo: O experimento foi desenvolvido em condições de campo na Estação Experimental Agroecológica no Centro de Ciências Humanas e Agrárias-CCHA, pertencente á Universidade Estadual da Paraíba-UEPB, Campus-IV, Catolé do Rocha-PB. O uso de alimentos oriundos da agricultura orgânica é cada vez mais crescente a nível mundial, os tratamentos orgânicos proporcionam diversos benefícios ao solo como o estímulo e a disponibilização de nutrientes. Objetivou-se com este trabalho, avaliar o desempenho agronômico da cultura do amendoinzeiro submetidas àdiferentes dosagens e tipos de biofertilizantes em condições edafoclimáticas no semiárido paraibano. Adotou-se o delineamento experimental em blocos ao acaso, num fatorial 5x5 com 25 tratamentos e quatro repetições, totalizando 100 parcelas experimentais. Avaliou-se as variáveis de crescimento emaltura de plantas, diâmetro caulinar, área foliar unitária, área foliar total, número de folhas, crescimento da raiz, fitomassa seca das folhas, fitomassa seca de caule, fitomassa seca de raízes, fitomassa seca total, fitomassa seca da parte aérea e relação raiz parte aérea. Diante dos resultados obtidos na presente pesquisa, verificou-se que o crescimento do amendoinzeiro analisado pela altura da planta, área foliar e número de folhas, fitomassa seca das folhas, caule e raízes não potencializou efeito significativos dos tipos de biofertilizantes, respondendo significativamente às dosagensdos respectivos insumos líquidos aplicados via solo, porém, a adição de biofertilizantes independente do tipo utilizado estimulou o crescimento de plantas de amendoinzeiro no município de Catolé do Rocha/PB.
Descrição: LIRA, J. A. de. Resposta da cultura do amendoinzeiro em função da aplicação do biofertilizante líquido via solo.. 2012. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Agrárias)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6317
Aparece nas coleções:62 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Julierme Andrade de Lira.pdf1.71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.