Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/632
Título: Aspectos ecológicos de Hypsiboas Crepitans e H. albomarginatus (Anura: Hylidae) em um remanescente de Mata Atlântica na Paraíba
Autor(es): Alves, Brygida Carolyne Freire
Palavras-chave: Anfíbios
Mata Atlântica
Biodiversidade
Paraíba
Data do documento: 9-Nov-2012
Resumo: Os estudos sobre a ecologia de espécies simpátricas são de grande importância para o ecossistema local, uma vez que contribuirá no entendimento de uma possível interferência de maneira direta ou indireta de uma espécie nas atividades indispensáveis para a sobrevivência da outra. Este trabalho fornece dados sobre a ecologia de duas espécies incluídas no gênero Hypsiboas que habitam em um remanescente de Mata Atlântica no estado da Paraíba, Mata do Pau Ferro, imediações da UFPB campus II no ano de 2011. Se dividindo em três vertentes, a distribuição espacial de Hypsiboas crepitans e H. albomarginatus por diferentes microhábitas no presente ecossistema, quais sejam: galhos ou folhas de vegetação herbácea ou arbustiva, na água, em solo úmido ou encharcado e ainda em ambientes degradados pela ação humana, as quais foram coletadas manualmente através da busca ativa, a análise morfométrica das duas espécies através da qual pôde-se inferir que as fêmeas possuem maior CRC que os machos e a análise do trato digestivo dos exemplares em que foram calculados a freqüência de ocorrência (FO) demonstrado que as ordens, Araneae, Orthopetra e Coleoptera foram mais freqüentes em H. crepitans e as Ordens Orthoptera, Araneae e díptera em H. albomarginatus. Através do índice de Shannon Winer pôde-se inferir que H. albomarginatus apresenta maior diversidade em sua dieta que H. crepitans.
Descrição: ALVES, B. C. F. Aspectos ecológicos de Hypsiboas Crepitans e H. albomarginatus (Anura: Hylidae) em um remanescente de Mata Atlântica na Paraíba. 2011. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/632
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Brygida Carolyne Freire Alves.pdfBrygida Carolyne Freire Alves1.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.