Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6321
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Souza, Rafaelle da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2014-11-25T11:36:38Z | - |
dc.date.available | 2014-11-25T11:36:38Z | - |
dc.date.issued | 2014-11-25 | - |
dc.identifier.issn | CDD 530 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6321 | - |
dc.description | SOUZA, Rafaelle da Silva. Mídias digitais e abordagem histórica no ensino de física: alguns exemplos e possíveis utilizações. 2014. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | Dentre as pesquisas que discutem a melhoria do Ensino de Física encontram-se aquelas que permeiam os campos das tecnologias da informação e comunicação, buscando promover a aproximação da realidade tecnológica, vivenciada pelos alunos, ao estudo da ciência. Pretende-se apresentar a ciência de uma maneira que permita ao aluno observar, interagir e, principalmente, compreender os fenômenos da natureza. Para isso, a utilização de recursos como vídeos, pode ser um novo caminho para apresentar conteúdos e discussões acerca de temas de difícil compreensão, explorando outras competências que desejamos para os alunos, ao estimulá-los e motivá-los no estudo da física e demais ciências. Nesse sentido, este trabalho propõe investigar sua utilização na sala de aula a partir da abordagem histórica, por estes apresentados, para discutir aspectos da Natureza da Ciência, pois nessa aproximação de tecnologia ao Ensino de Física, se faz necessário a elaboração do material didático associado a outras ferramentas para atribuir sentido a sua utilização e não recair apenas na utilização de tecnologia.Analisamos as características da historiografia da ciência que são exploradas nos vídeos, considerando que a História da Ciência pode contribuir para a formação crítica do aluno, além de ser uma abordagem que foge da rotina de livros-texto e enriquece as aulas com materiais que podem ser adequados aos estudantes e apresentamos alguns exemplos e possíveis utilizações de vídeos que possibilitam a exploração de aspectos historiográficos e apontamos “boas” escolhas de recursos midiáticos que estejam em concordância com seus objetivos educacionais. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Alessandro Frederico da Silveira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de física | pt_BR |
dc.subject | Recursos midiáticos | pt_BR |
dc.subject | História da ciência | pt_BR |
dc.title | Mídias digitais e abordagem histórica no ensino de física: alguns exemplos e possíveis utilizações | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Rafaelle da Silva Souza.pdf | PDF - Rafaelle da Silva Souza | 975.06 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.