Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6323
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorToledo, Célia Mota Barbosa-
dc.date.accessioned2014-11-25T11:39:36Z-
dc.date.available2014-11-25T11:39:36Z-
dc.date.issued2014-11-25-
dc.identifier.issnCDD 370-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6323-
dc.descriptionTOLEDO, Célia Mota Barbosa. Vivência e prática dos valores humanos no ambiente escolar: uma ação prioritária. 2014. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo foi realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Padre Hidon Bandeira, no município de Alagoa Grande, PB, tendo como finalidade analisar a vivência e a prática dos valores humanos no ambiente escolar. Pretende também conhecer as concepções dos professores com relação aos valores humanos, identificar as ações que os mesmos desenvolvem em sala de aula e reconhecer as dificuldades que os professores enfrentam para trabalhar os valores humanos na escola. Assim, esse estudo consiste em pesquisa de campo e bibliográfica, recorrendo a teóricos como Martinelli(1999), Moran(2000), Alvarez(2002), Cruz(2005) entre outros; e a utilização de entrevistas, questionários e observações no ambiente escolar, para assim desvendar, entender as ações dos professores, sua aplicabilidade; bem como se dá o relacionamento entre alunos e professores. O trabalho em pauta justifica-se por entender que, sendo a escola uma instituição formadora de ideias, pensamentos e opiniões não pode fugir aos diversos papeis que deve desempenhar, uma vez que a família na atualidade, tem se omitido a exercer seu papel na formação dos valores. Assim, a escola não pode ater-se apenas ao desenvolvimento acadêmico dos alunos, deixando de lado a vivência dos valores humanos,que muito tem a contribuir na formação e crescimento pessoal dos educandos. Conclui-se que a prática e a vivência dos valores humanos no ambiente escolar sejaconstante no cotidiano da escola, a partir de um planejamento que envolva ações diversas para assim estimular o convívio coletivo saudável, facilitar a aprendizagem e a formação de um cidadão crítico, consciente e reflexivo.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Luciene Vieira de Arrudapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectValores humanospt_BR
dc.subjectAmbiente escolarpt_BR
dc.subjectVivência dos valorespt_BR
dc.titleVivência e práticas dos valores humanos no ambiente escolar: uma ação prioritáriapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Célia Mota Barbosa Toledo.pdfPDF - Célia Mota Barbosa Toledo832.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.