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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6329
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Andrade, Pedrina Augusta de | - |
dc.date.accessioned | 2014-11-25T11:44:58Z | - |
dc.date.available | 2014-11-25T11:44:58Z | - |
dc.date.issued | 2014-11-25 | - |
dc.identifier.issn | CDD 540 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6329 | - |
dc.description | ANDRADE, Pedrina Augusta de. Reflexão sobre a contextualização no ensino de química. 2014. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Sousa, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | O Ensino de química como ciência, por sua natureza, deve está contextualizado e problematizado com os aspectos socioculturais e com inter-relações entre o componente específico e articulado com outras áreas de estudo. A pesquisa bibliográfica foi baseada em análise de livros didáticos e em relatos de autores diversos, a fim de se verificar as concepções sobre a abordagem do conteúdo da ciência química na perspectiva da contextualização. Diante das dificuldades e desafios da prática docente, nos mais diversos aspectos socioculturais, percebem-se à necessidade de reestruturar os currículos do ensino médio de acordo com a base da educação nacional. No caso específico do ensino de química deve contribuir não apenas para o conhecimento científico, mas também para a promoção do aluno para uma formação básica e qualificação para o exercício da cidadania, onde deve ser trabalhado em um contexto sócio-histórico que explicite o papel social, isso implica em um ensino contextualizado. Para isso, precisa de uma formação básica inicial e permanente para os profissionais da docência de maneira que reflitam sobre as estratégias e metodologias, evitando as contradições e incertezas da prática em sala de aula. Os livros didáticos apresentam diferentes concepções sobre a contextualização, uma reflexão mais minuciosa sobre este aspecto, ressalta a necessidade de uma mudança que atenda as concepções espontâneas dos professores e a vontade de aprender por parte do aluno. O importante é o professor estar comprometido e atento as perspectivas de inovação e assumir seu papel de mediador no processo de ensino aprendizagem, despertando nos alunos a convicção da necessidade do conhecimento para seu desenvolvimento na sociedade. O Ensino de química contextualizado realça as suas contribuições em vários ramos da ciência, melhorando e contribuindo para um mundo melhor. É preciso refletir sobre o conteúdo e a sua condução pelo professor em sala de aula. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Maria do Socorro Bezerra Duarte | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de química | pt_BR |
dc.subject | Cotidiano escolar | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.title | Reflexão sobre a contextualização no ensino de química | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
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