Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6332
Título: Reprodução de Sciades herzbergii (Siluriformes, Aridae) no Estuário do Rio Paraíba do Norte, Bayeux, PB
Autor(es): Queiroga, Fernando Ramos
Palavras-chave: Bagre Branco
Período de Desova
Reprodução de Sciades herzbergii
Data do documento: 25-Nov-2014
Resumo: O entendimento acerca da reprodução dos peixes constitui importante ferramenta no manejo das espécies e na compreensão da dinâmica do ambiente. Os estuários são locais de grande importância para diversas espécies de peixes como o bagre branco (Sciades herzbergii), que utilizam este local para alimentar-se e reproduzir-se. O objetivo deste estudo foi caracterizar a reprodução de S. herzbergii quanto à proporção sexual, período e tipo de desova, flutuação da higidez e comprimento de primeira maturação. Entre agosto/09 e julho/10, foram adquiridos os espécimes através de arrastos manuais nas regiões marginais do estuário e também através das “tomadas”, arte de pesca bastante utilizada pelos pescadores locais. Os peixes foram acondicionados em isopor com gelo e conduzidos ao laboratório, onde foram medidos e pesados. Os indivíduos foram abertos para classificação do sexo e estádio de maturação gonadal com posterior pesagem de gônadas. Foi realizada a distribuição dos sexos em cada mês, bem como a análise do percentual de cada estádio nos mesmos. Foi calculada a relação gonadossomática (RGS) e o fator de condição (K). O comprimento de primeira maturação foi estimado pela distribuição dos espécimes em reprodução em 18 classes de 15 mm de comprimento, tanto para machos, quanto para fêmeas. Foi obtida a pluviosidade total por mês, em Bayeux para comparação com o período de desova. A proporção sexual foi testada mensalmente e em todo o período pelo qui-quadrado e a correlação entre a RGS e o K, através do teste de Pearson. Foram capturados 260 indivíduos, sendo que em 32 deles não foi possível a atribuição do sexo. A proporção sexual não diferiu em análise para todo o período, mas apresentou diferença significativa em dezembro e maio, onde predominaram as fêmeas. A maior ocorrência de estádios reprodutivos de fêmeas entre dezembro e março, bem como a elevação da RGS das mesmas, indicam que a atividade de desova ocorre neste período, coincidindo com o começo das chuvas no local. Para a população, este tipo de desova é caracterizada como múltipla ou parcelada, devido ao longo período de duração. Em relação aos machos, a distribuição dos estádios de maturação não constituiu um padrão claro como ocorreu com as fêmeas, enquanto que a RGS apontou maior investimento nos testículos no mês de outubro e decréscimo até o fim do período de coleta. O K das fêmeas, apesar de não ter correlação significativa com a RGS, exibiu decréscimo no período de desova, apontando gasto energético com a reprodução. Para os machos, o K exibiu correlação positiva, com gradativo decréscimo a partir de fevereiro, indicando o consumo energético até o fim do período de estudo, certamente relacionado à atividade de incubação oral de ovos e neonatos. O comprimento de primeira maturação foi 212 mm para fêmeas e 240 mm para machos de S. hezbergii.
Descrição: QUEIROGA, F. R. Reprodução de Sciades herzbergii (Siluriformes, Aridae) no Estuário do Rio Paraíba do Norte, Bayeux, PB. 2010. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2010. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6332
ISSN: CDD 579.492
Aparece nas coleções:51 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fernando Ramos Queiroga.pdfFernando Ramos Queiroga2.47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.