Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6338
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMelo, Josielma Bezerra de-
dc.date.accessioned2014-11-27T16:33:03Z-
dc.date.available2014-11-27T16:33:03Z-
dc.date.issued2014-11-27-
dc.identifier.otherCDD 372. 7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6338-
dc.descriptionMELO, J. B. de. O uso da imagem como recurso pedagógico no contexto do livro didático no Ensino Médio de Matemática. 2012. 51f. Monografia (Especialização em Educação Matemática para Professores do Ensino Médio)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho é uma reflexão, onde reconstituímos e analisamos o emprego e a importância do potencial da imagem no contexto do livro didático e no processo de EnsinoAprendizagem de Matemática no Ensino Médio; vivenciado através do pensamento do autor Carlos( 2006), no livro didático de Luís Roberto Dante- 2012. Aqui mostramos a presença e importância da Imagem na Matemática e no cotidiano de pessoas, no entanto para lidar com esses conhecimentos é preciso o caráter político-social. Destacamos especificamente uma prática matemática vivenciada nos livros didáticos, onde o uso de imagens é bastante frequente. Queremos retratar nos livros didáticos de Dante, a prática da imagem na sua íntegra, e mostrar que o dia-a-dia e os anos e anos de edições de livros comunicam através das mesmas até mesmo sem necessidade, fazendo com que os leitores, estudantes e educadores, consigam lidar e trabalhar com esta sem olhar de criticidade. Mostramos, também, o posicionamento da imagem nas unidades, quanto á página introdutória, quanto ao texto principal, quanto aos exercícios e quanto aos demais tópicos existentes. Verificamos, além disso, as modalidades da imagem na sua existência a complementariedade enunciativa e a associação evocativa, para assim comparar e analisar se as imagens dão ou não sentido e continuidade ao assunto abordado. Observamos algumas curiosidades existentes quanto à forma que algumas imagens utilizam para chamar atenção do leitor ao assunto, forma esta concebida como uma prática natural e espontânea, que assume características de acordo com a cultura midiática evidenciando a importância da imagem.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Aníbal de Menezes Macielpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.subjectImagem didáticapt_BR
dc.titleO uso da imagem como recurso pedagógico no contexto do livro didático no Ensino Médio de Matemáticapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:I - EMPEM - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Josielma Bezerra de Melo.pdfJosielma Bezerra de Melo1.69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.