Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6338
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Melo, Josielma Bezerra de | - |
dc.date.accessioned | 2014-11-27T16:33:03Z | - |
dc.date.available | 2014-11-27T16:33:03Z | - |
dc.date.issued | 2014-11-27 | - |
dc.identifier.other | CDD 372. 7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6338 | - |
dc.description | MELO, J. B. de. O uso da imagem como recurso pedagógico no contexto do livro didático no Ensino Médio de Matemática. 2012. 51f. Monografia (Especialização em Educação Matemática para Professores do Ensino Médio)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho é uma reflexão, onde reconstituímos e analisamos o emprego e a importância do potencial da imagem no contexto do livro didático e no processo de EnsinoAprendizagem de Matemática no Ensino Médio; vivenciado através do pensamento do autor Carlos( 2006), no livro didático de Luís Roberto Dante- 2012. Aqui mostramos a presença e importância da Imagem na Matemática e no cotidiano de pessoas, no entanto para lidar com esses conhecimentos é preciso o caráter político-social. Destacamos especificamente uma prática matemática vivenciada nos livros didáticos, onde o uso de imagens é bastante frequente. Queremos retratar nos livros didáticos de Dante, a prática da imagem na sua íntegra, e mostrar que o dia-a-dia e os anos e anos de edições de livros comunicam através das mesmas até mesmo sem necessidade, fazendo com que os leitores, estudantes e educadores, consigam lidar e trabalhar com esta sem olhar de criticidade. Mostramos, também, o posicionamento da imagem nas unidades, quanto á página introdutória, quanto ao texto principal, quanto aos exercícios e quanto aos demais tópicos existentes. Verificamos, além disso, as modalidades da imagem na sua existência a complementariedade enunciativa e a associação evocativa, para assim comparar e analisar se as imagens dão ou não sentido e continuidade ao assunto abordado. Observamos algumas curiosidades existentes quanto à forma que algumas imagens utilizam para chamar atenção do leitor ao assunto, forma esta concebida como uma prática natural e espontânea, que assume características de acordo com a cultura midiática evidenciando a importância da imagem. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Aníbal de Menezes Maciel | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
dc.subject | Imagem didática | pt_BR |
dc.title | O uso da imagem como recurso pedagógico no contexto do livro didático no Ensino Médio de Matemática | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EMPEM - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Josielma Bezerra de Melo.pdf | Josielma Bezerra de Melo | 1.69 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.