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dc.contributor.authorOliveira, Samara Carolina Almeida de-
dc.date.accessioned2012-11-09T11:26:30Z-
dc.date.available2012-11-09T11:26:30Z-
dc.date.issued2012-11-09-
dc.identifier.otherCDD 372.357-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/633-
dc.descriptionOLIVEIRA, S. C. A. de. Educação ambiental em uma escola pública municipal: estratégia para implantação da gestão integrada de resíduos sólidos em escola do bairro de Santa Rosa, Campina Grande-PB. 2011. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências iológicas). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.pt_BR
dc.description.abstractO sistema capitalista aliado à percepção incorreta são fatores que contribuem para a crise ambiental. Em relação aos resíduos sólidos, a gestão dos resíduos sólidos constitui alternativa para solucionar os problemas referentes à destinação inadequada dos resíduos. A Educação Ambiental apresenta-se enquanto instrumento para implantação da Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, sendo esta ferramenta para sensibilização, mobilização e informação da sociedade. Este trabalho objetivou avaliar a realização de Educação Ambiental em uma escola Municipal de Campina Grande-PB, enquanto instrumento colaborativo para Gestão Integrada de Resíduos Sólidos na escola e no Bairro de Santa Rosa, Campina Grande-PB. A Escola pertence à rede pública municipal e situa-se no bairro de Santa Rosa, em Campina Grande-PB. O trabalho aconteceu de Setembro de 2010 a Novembro de 2011 com os educandos e educandas dos 4º e 5º anos e educadoras do Ensino Fundamental, tendo por base a pesquisa participante. Para sensibilização da comunidade escolar foram aplicadas as seguintes estratégias: questionários em forma de trilha, ciclo de oficinas, ciclo de palestras, construção do livro “Uma Boneca no Lixo”, teatro, visita de catadora de materiais recicláveis e distribuição de folheto informativo. Observamos que persiste entre educadoras, educandos e educandas a visão antropocêntrica de meio ambiente, decorrente da idéia de que o ser humano é o centro do universo, portanto, não faz parte do meio ambiente, podendo extrair os recursos naturais de forma ilimitada sem que isto venha a lhe causar problemas. Identificamos que não há significativa influência da percepção ambiental das educadoras sobre a percepção dos educandos e educandas. Houve confusão conceitual em relação à concepção de lixo e/ou resíduos sólidos para os dois grupos estudados. Verificamos que após a intervenção a temática ambiental passou a ser abordada com maior frequência em salas de aula, no entanto, esta ainda não é trabalhada de forma transversal e interdisciplinar, assim como, determina a Política Nacional de Educação Ambiental. As estratégias realizadas foram importantes para a sensibilização e motivação da comunidade escolar, impulsionando discussões sobre o cenário ambiental atual e para implantação da Gestão Integrada de Resíduos Sólidos na escola e no Bairro de Santa Rosa, no entanto, esta deve ser trabalhada de forma contínua e dinâmica, de modo que venha a contribuir para a formação de cidadãos críticos, ambientalmente comprometidos e sabedores de seus direitos e deveres perante a sociedade.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Mônica Maria Pereira da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.subjectGestão de resíduos sólidospt_BR
dc.titleEducação ambiental em uma escola pública municipal: estratégia para implantação da gestão integrada de resíduos sólidos em escola do bairro de Santa Rosa, Campina Grande-PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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