Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/634
Título: Validação do método de chaff-grain para avaliação da resistência de genótipos de algodoeiro à Fusarium oxysporum f. sp. vasinfectum
Autor(es): Carlos, Angélica Cardoso
Palavras-chave: Cultivo de algodão
Pragas de plantas
Murcha-de-fusário
Data do documento: 9-Nov-2012
Resumo: A murcha-de-fusário, causada por Fusarium oxysporum f. sp. vasinfectum, é uma das doenças mais importantes para a cotonicultura, em virtude principalmente da dificuldade de seu controle. Dada a inexistência de um método padrão efetivo e seguro de inoculação do patógeno e avaliação da doença, o presente trabalho objetivou validar a utilização do método de “chaff-grain” para avaliar a resistência de genótipos de algodoeiro à Fusarium oxysporum f.sp. vasinfectum (Fov). Foram realizados cinco experimentos, avaliando-se a agressividade de 7 isolados; a influência da idade de transplantio da plântula (7 e 14 dias após emergência- DAE); o efeito do tratamento das sementes com fungicida; a influência da concentração do inóculo (1%, 2% e 3%) e a resistência de diferentes genótipos de algodoeiro à doença. Os ensaios foram conduzidos em casa de vegetação, utilizando-se como substrato de cultivo uma mistura de turfa e vermiculita na proporção de 3:1, respectivamente. As avaliações foram realizadas a partir do sexto dia após o transplantio, empregando-se uma escala de notas de 0 a 4, onde 0 correspondeu a planta sem sintomas e 4 planta morta. As notas da escala foram utilizadas para calcular o índice de intensidade de infecção e a partir deste foi calculada a área abaixo da curva de progresso da doença (AACPD). As médias da AACPD de cada tratamento foram comparadas entre si pelos testes de Scott-Knott e Tukey. Adicionalmente, para o ensaio de caracterização dos genótipos de algodoeiro foi também utilizado o método do índice de escurecimento vascular (VBI) para classificação da resistência à murcha-de-fusário (FWRR). A correlação entre AACPD e FWRR foi determinada por meio da correlação classificatória de Spearman (rS). Houve diferença quanto à agressividade dos isolados, idade de transplantio da plântula e concentração do inóculo. O tratamento das sementes com fungicidas não teve efeito no desenvolvimento da doença. Com base nos valores de AACPD foi possível distinguir duas classes entre os genótipos testados. Os genótipos Aurburn 56, M-315 e Delta Opal apresentaram maior resistência quando comparados aos genótipos BRS 286, Acala 44 e Deltapine 744. Houve alta correlação entre a AACPD e FWRR. O método de ”chaff-grain” foi eficaz para a avaliação da resistência de genótipos de algodoeiro à Fov, tendo como principal vantagem a simulação de condições naturais de infecção.
Descrição: Carlos, Angélica Cardoso. Validação do método de chaff-grain para avaliação da resistência de genótipos de algodoeiro à Fusarium oxysporum f. sp. vasinfectum. 2012. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/634
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Angélica Cardoso Carlos.pdfAngélica Cardoso Carlos521.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.