Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6340
Título: Análise do efeito terapêutico da estimulação magnética transcraniana repetitiva e da Fisioterapia em indivíduos portadores de migrânea
Autor(es): Araújo Filho, Heitor Gomes de
Palavras-chave: Migrânea
Fisioterapia
Cefaleia
Data do documento: 27-Nov-2014
Resumo: Migrânea é um tipo de cefaleia idiopática caracterizada por crises recorrentes que podem acompanhar-se de náusea, vômito, fotofobia e fonofobia. É unilateral e pulsátil, de intensidade variável, sendo agravada por atividade física rotineira. Objetivo: Este estudo objetivou investigar o possível efeito terapêutico da EMTr e da Fisioterapia em indivíduos portadores de migrânea. Materiais e Métodos: Estudo quase-experimental, longitudinal, analítico e descritivo, com abordagem quanti-qualitativa. A amostra foi de 13 indivíduos com diagnóstico clínico de migrânea que apresentaram, nos 3 meses anteriores a inclusão da pesquisa, duas ou mais crises incapacitantes de enxaqueca ao mês ou períodos de dor igual ou superior a 15 dias/mês. Os instrumentos utilizados foram: Ficha de Avaliação clínica, sociodemográfica e Hábitos de Vida, Migraine Disability Assessment (MIDAS), Diário de Cefaleia, Escala Visual Analógica da Dor – EVA e o Questionário de McGill (Br-MPQ). Resultados:No tocante aos aspectos clínicos, observou-se que 61,5% dos indivíduos eram do tipo migrânea sem aura. Quanto as características sociodemográficas, verificou-se que os indivíduos apresentaram idade média de 41,2 ± 9,9 anos, onde 76,9% eram do gênero feminino. Quanto ao grau de incapacidade da migrânea, observou-se que 79,9% apresentaram incapacidade grave. Na análise do diário de cefaleia, verificou-se uma redução na frequência/mês e no índice de dor no grupo EMTr (p<0,05) e no grupo Fisioterapia. Na análise da dor, tanto o grupo EMTr quanto a Fisioterapia tiveram diminuições significativas (p<0,05). Conclusão: Foi possível sugerir que a EMTr e a Fisioterapia possuíram efeito modulador na redução da intensidade da dor e na frequência/mês.
Descrição: ARAÚJO FILHO, H. G. de. Análise do efeito terapêutico da Estimulação Magnética Transcraniana repetitiva e da Fisioterapia em indivíduos portadores de migrânea. 2013. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6340
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Heitor Gomes de Araújo Filho.pdfHeitor Gomes de Araújo Filho297.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.