Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6344
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Vasconcelos, Bárbara Stheffane Santos | - |
dc.date.accessioned | 2014-11-27T16:39:00Z | - |
dc.date.available | 2014-11-27T16:39:00Z | - |
dc.date.issued | 2014-11-27 | - |
dc.identifier.other | CDD 615. 94 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6344 | - |
dc.description | VASCONCELOS, B. S. S. Percepção de estudantes do Ensino Médio de Campina Grande sobre os animais peçonhentos. 2014. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | Diante dos vários problemas ambientais da atualidade, é imprescindível questionar a relação do ser humano com a natureza. Dessa forma, a presente pesquisa teve o objetivo de conhecer os (pré) conceitos e conceitos (equivocados ou não) formados pelos alunos sobre o tema “animais peçonhentos”, buscando também, compreender suas atitudes em relação a tais animais. A pesquisa foi realizada com alunos do 2º ano do ensino médio, de duas instituições de ensino da rede privada, localizadas na cidade de Campina Grande – PB. A coleta de dados ocorreu por meio de questionários semi-estruturados. A análise revelou que existe uma falta de conhecimento sobre o que é de fato um animal peçonhento e uma supervalorização de conceitos, tais como definições presentes em livros didáticos que afirmam que “são animais capazes de causar danos às suas vítimas através da ação de seu veneno”. Também mostrou que uma nova postura de respeito e valorização de animais tidos como “feios, nojentos e perigosos” ainda não acontece efetivamente na sociedade, uma vez que, pelo escasso conhecimento esses animais representam uma ameaça às pessoas, gerando um sério problema na conservação. Este estudo possibilitou, mesmo que de forma inicial, observar que a maior parte dos alunos possui conhecimento mínimo sobre os animais peçonhentos e sua importância ecológica. Entretanto, se faz necessário que o tema seja melhor discutido em sala de aula, esclarecendo pontos duvidosos, a fim de diminuir o sentimento de medo que muitos sentem por tais animais, bem como seria interessante que novos estudos acerca do assunto fossem realizados, principalmente elevando o número de entrevistados e até mesmo ampliando as entrevistas entre escolas da rede pública e da zona rural. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Adrianne Teixeira Barros | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Etnobiologias | pt_BR |
dc.subject | Etnociências | pt_BR |
dc.subject | Conservação animal | pt_BR |
dc.title | Percepção de estudantes do Ensino Médio de Campina Grande sobre os animais peçonhentos | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 11 / 16 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Bárbara Stheffane Santos Vasconcelos.pdf | Bárbara Stheffane Santos Vasconcelos | 611.12 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.