Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6350
Título: Segregação dos resíduos sólidos hospitalares: Estudo de caso em hospital da rede pública de Campina Grande- PB
Autor(es): Aragão, Glacivânia Nunes Marques
Palavras-chave: Lixo hospitalar
Resíduos sólidos
Gestão de Resíduos
Data do documento: 27-Nov-2014
Resumo: Diante das inúmeras questões ambientais da atualidade, a temática referente à dinâmica dos resíduos sólidos se mostrou de inteira relevância não somente pela questão ambiental propriamente dita, como também dada sua importância na conjuntura social. Dentro desse contexto encontram-se os resíduos sólido hospitalar comumente denominado “lixo hospitalar“, os quais demandam um desafio para os gestores hospitalares e ao poder público devido aos riscos potenciais que acarretam, estando entre as fontes de degradação ambiental mais preocupante. Problematizar esta questão entre a equipe de enfermagem é por deveras relevante, tendo em vista os inúmeros procedimentos realizados na assistência aos pacientes assim como o volume de resíduos gerado. Frente a essas idéias, a questão dos resíduos hospitalares caracteriza um dos fatores mais complexos da atualidade e buscar soluções para esta problemática, começando na base de geração destes refugos é, sem dúvida, um gesto de cidadania. Nesta perspectiva este trabalho teve como objetivo diagnosticar e analisar o conhecimento e comprometimento por parte das equipes de enfermagem da Pediatria, de um Hospital da Rede Pública da cidade de Campina Grande-PB, no processo de segregação dos resíduos sólidos hospitalares. Trata-se de uma pesquisa do tipo qualitativa exploratória e descritiva em que os sujeitos da pesquisa foram 15 integrantes das equipes de enfermagem da Ala Pediátrica, entrevistados no período de Novembro a Dezembro de 2013. Para a coleta dos dados utilizou-se entrevista semiestruturada e para encerrar a coleta usou-se o critério de saturação dos dados. A análise ocorreu por meio da apreciação de conteúdo temático. Os princípios éticos foram respeitados durante todo o processo de pesquisa. Os resultados demonstraram que as equipes de enfermagens possuem alguma informação sobre o manuseio e descarte adequado desses resíduos, e estão sensibilizados tanto pelas questões dos resíduos gerados nas suas áreas quanto pelo impacto destes no meio ambiente. Desta forma, observou-se que a correta segregação dos resíduos acontece em parte na unidade pesquisada, por tratar-se de um local onde ocorrem situações estressantes no cuidado ao paciente que, por vezes dificulta uma atitude comprometida quanto ao descarte correto dos resíduos sólidos.
Descrição: ARAGÃO, G. N. M. Segregação dos resíduos sólidos hospitalares: Estudo de caso em hospital da rede pública de Campina Grande- PB. 2014. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6350
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Glacilvânia Nunes Marques Aragão.pdfGlacilvânia Nunes Marques Aragão832.34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.