Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6351
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ramos, Emília Manuela Pessôa de Melo | - |
dc.date.accessioned | 2014-11-27T16:42:27Z | - |
dc.date.available | 2014-11-27T16:42:27Z | - |
dc.date.issued | 2014-11-27 | - |
dc.identifier.other | CDD 372. 86 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6351 | - |
dc.description | RAMOS, E. M. P. de M. O ensino da Educação Física Escolar: Inquietações e desafios. 2014. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo apresenta uma reflexão a partir de um estudo bibliográfico que tem como objetivo analisar e discutir algumas das interfases do cotidiano escolar com relação ao contexto em que o professor de Educação Física e seus alunos baseado no processo de ensino e aprendizagem de forma significativa, com vistas uma educação de qualidade; sendo a Educação Física escolar vista como componente curricular, fazendo parte dos planejamentos, oportunizando diferentes conteúdos como: esporte, luta, ginastica, dança, jogo, entre outros. Percebeu-se a preocupação com a formação do professor, com a prática pedagógica, à luz de uma abordagem teórica-metodológica, preocupada com a cultura corporal, tendo como foco o aluno, tratando os conteúdos da Educação Física com base na proposta pedagógica da escola, em todos os níveis de ensino, tendo em vista um fazer pedagógico sistemático e em processo educativo continuo e dialógico, atribuindo aos atos de planejar, realizar e avaliar, com pressupostos inerentes a uma educação de qualidade democrática, inclusiva e participativa. Ademais, entende-se que uma atitude investigativa poderá contribuir para construção do conhecimento e uma pratica reflexiva. A contribuição do estudo é de sensibilizar os profissionais da área, de que na verdade, a educação física escolar pode atuar no sentido de fazer com que ela não seja considerada com uma simples atividade de quadra esportiva mas que em conjunto com os demais componentes curriculares, atribuam para a formação global do aluno, o qual é visto como sujeito sócio histórico, crítico e participativo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Dóris Nóbrega de Andrade Laurentino | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação Física escolar | pt_BR |
dc.subject | Currículo escolar | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | O ensino da Educação Física Escolar: Inquietações e desafios | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 15 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Emília Manuela Pessôa de Melo Ramos.pdf | Emília Manuela Pessôa de Melo Ramos | 202.71 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.