Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6353
Título: Utilização de plantas medicinais e seus riscos na gestação: Orientações do enfermeiro quanto ao uso indiscriminado
Autor(es): Silva, Laís dos Santos
Palavras-chave: Educação em saúde
Atuação do enfermeiro
Plantas medicinais
Data do documento: 27-Nov-2014
Resumo: A utilização de plantas medicinais para cura de doenças é uma prática realizada desde os primórdios da história e uma das mais antigas formas de prática medicinal da humanidade. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), dizem que, 80% da população mundial não têm acesso ao atendimento primário de saúde e recorre especialmente às plantas medicinais. As gestantes fazem parte de um grupo populacional que culturalmente recorre ao uso de plantas, por acreditarem não causar danos ao feto, pela eficácia, baixo custo, acessibilidade e influências advindas de familiares, amigos e da mídia. O uso de plantas medicinais na gestação pode acarretar implicações para a saúde materna e fetal. A contraindicação se dá principalmente no primeiro trimestre de gestação, por oferecer o risco de aborto, efeitos tóxicos e teratogênicos. Com base nessa perspectiva o presente estudo objetiva reunir dados existentes na literatura sobre o uso de plantas medicinais e seus riscos durante a gravidez, e a atuação do enfermeiro na orientação quanto ao uso indiscriminado. Realizou-se busca nos bancos de dados (LILACS, MEDLINE e SCIELO) e outros materiais. Com o resultado, foi possível identificar o boldo (Peumus boldus), a camomila (Matricaria Chamomilla), a arruda (Ruta Graveolens) e o sene (Senna accidentalis), como algumas das plantas mais utilizadas pelas gestantes e potencialmente perigosos para mãe/feto. A importância da atuação do enfermeiro no papel de agente “educador em saúde”, orientando acerca dos riscos/benefícios desse uso, garantido uma assistência segura, eficaz, consciente e de qualidade.
Descrição: SILVA, L. dos S. Utilização de plantas medicinais e seus riscos na gestação: Orientações do enfermeiro quanto ao uso indiscriminado. 2014. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6353
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Laís dos Santos Silva.pdfLaís dos Santos Silva745.36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.