Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6367
Título: Considerações históricas do ensino de filosofia no Brasil: desafios na conjuntura atual na Escola Assis Chateaubriand
Autor(es): Teotônio, Antônio Rafael Alves
Palavras-chave: Ensino de filosofia
História
Prática pedagógica
Data do documento: 4-Dez-2014
Resumo: O presente artigo pretende refletir sobre a definição da filosofia e posteriormente do ensino da filosofia e sua trajetória histórica como componente curricular nas escolas do Brasil de ensino médio, além das variantes que dificultam o exercício filosófico desse saber no processo de ensino e aprendizagem na Escola Assis Chateaubriand, da rede pública estadual de ensino da cidade de Campina Grande, no estado da Paraíba. Buscando apresentar uma análise crítica da educação e do ensino da filosofia como forma de se alcançar uma prática pedagógica que se aproxime da realidade dos discentes que compõem essa mesma instituição de ensino, a pesquisa aborda a noção de filosofia apresentada pelo filósofo francês André Comte-Sponville e as reflexões sobre o ensino da filosofia no Brasil elaboradas pelo professor doutor em educação Dalton José Alves (2002), além da problemática acerca do ensino filósofico proposta pelo professor doutor em filosofia Alejandro Cerletti (1999), como forma de compreender a realidade do ensino atual da filosofia e as dificuldades na sua efetiva execução na conjuntura atual.
Descrição: TEOTÔNIO, Antônio Rafael Alves. Considerações históricas no ensino de filosofia no Brasil: desafios na conjuntura atual na Escola Assis Chateaubriand. 2014. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6367
ISSN: CDD 100
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Antônio Rafael Alves Teotônio.pdfPDF - Antônio Rafael Alves Teotônio568.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.