Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6369
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Goes, Josefa Rodrigues de | - |
dc.date.accessioned | 2014-12-04T17:21:58Z | - |
dc.date.available | 2014-12-04T17:21:58Z | - |
dc.date.issued | 2014-12-04 | - |
dc.identifier.issn | CDD 372.24 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6369 | - |
dc.description | GOES, Josefa Rodrigues de. Análise da proposta pedagógica de educação infantil através do RCNEI. 2014. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | Sabe-se a importância da Educação Infantil e seus desdobramentos pedagógicos.Sendo assim, este trabalho busca analisar de forma contextualizada os pressupostos teóricos práticos e políticos dos educadores sobre a Infância, Criança e Educação Infantil, como também refletir sobre o currículo vivenciado nas salas infantis, tendo como base o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e suas Áreas de Conhecimento.Sabemos que a Educação Infantil com as lutas e mobilização dos movimentos sociais, sociedade e comunidade, e outros, através de várias décadas, foi incorporada pelos aspectos legais da Constituição 88, LDB 9.394/90 e ECA/90, que assegurou o direito a criança pequena o atendimento em Creche e Pré-Escola e uma qualidade de educação, respeitando as particularidades e especificidades de cada criança. Situando assim, a Educação Infantil como primeira etapa da educação básica, o seu desenvolvimento integral, aprimorando, suainserção na sociedade através das concepções e avanços, como criança de direito e cidadã. Os autores que deram ênfase e suporte referencial ao estudo em pauta foram: BRASIL (1998), HEYWOOD (2004), KRAMER (1998), LOUZADA (1999), MACHADO (2002), OLIVEIRA (2002). A pesquisa é de caráter bibliográfico, a qual busca-seaprofundar os conhecimentos inerentes ao tema estudado.Espera-se, com isso, que o presente estudo venha contribuir e mostrar a importância da Educação Infantil e seus momentos históricos na sociedade seus avanços e impasses. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Adalgisa Rasia | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil | pt_BR |
dc.title | Análise da proposta pedagógica de educação infantil através do RCNEI | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Josefa Rodrigues de Goes.pdf | PDF - Josefa Rodrigues de Goes | 360.71 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.