Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6374
Título: A indisciplina: as representações sociais das relações de autoridade e poder na Escola E.E.F.M. Francisco Ernesto do Rêgo Queimadas/PB
Autor(es): Ferreira, Denise Cristina
Palavras-chave: Educação
Indisciplina
Sociologia educacional
Data do documento: 4-Dez-2014
Resumo: Este estudo apresenta alguns aspectos teóricos e práticos relacionado ao processo de educação. Sabendo dos grandes dilemas da educação atual como: violência, buling, evasão, indisciplina e entre outros. Esse trabalhou apresenta algumas reflexões acerca da indisciplina em sala de aula. Sabendo da sua oposição, disciplina e indisciplina, fazemos um breve apanhado histórico sobre pontos importantes da história da educação no Brasil, levando em consideração o espaço de representação da exigência da disciplina na escola. O principal questionamento a ser respondido corresponde ao fato do que seja a indisciplina em sala de aula? Diante disto, procuramos compreender o que seja a indisciplina tanto para o professor como para o aluno. Por meio de uma observação etnográfica e do estudo de caso da Escola Estadual de Ensino fundamental e médio Francisco Ernesto do Rêgo (ERNESTÃO), definimos algumas analises acerca do comportamento dos alunos quatro turmas dos 3º anos do ensino médio manhã. Além disso, fizemos alguns questionamentos aos professores das turmas e também ao alunado, na intenção de compreender a indisciplina na sala de aula. Entendemos que refletir sobre essas questões é de extrema pertinência tanto para academia como para aqueles que se interessam pela área da educação. Procurando refletir por melhores condições sociais e políticas educacionais para as escolas públicas.
Descrição: FERREIRA, Denise Cristina. A indisciplina: as representações sociais das relações de autoridade e poder na Escola E.E.F.M. Francisco Ernesto do Rêgo Queimadas/PB. 2014. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6374
ISSN: CDD 371.58
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Denise Cristina Ferreira.pdfPDF - Denise Cristina Ferreira690.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.