Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6376
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPereira, Francisca Rejane Silva Cunegundes-
dc.date.accessioned2014-12-05T17:32:09Z-
dc.date.available2014-12-05T17:32:09Z-
dc.date.issued2014-12-05-
dc.identifier.issnCDD 371.33-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6376-
dc.descriptionPEREIRA, Francisca Rejane Silva Cunegundes. O Uso do facebook como ferramenta pedagógica em sala de aula: um estudo de caso na Escola Estadual Napoleão Ábdon da Nóbrega. 2014. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho é o resultado de um estudo de caso sobre o uso do Facebook como ferramenta pedagógica em sala de aula na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Napoleão Ábdon da Nóbrega, no município de São Mamede. Inicialmente, apresentou-se o avanço das TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação), a velocidade nas informações e o quanto a Educação tem sido influenciada por essa realidade tecnológica, resultado do crescimento da globalização, inserindo a tecnologia no cotidiano, inclusive escolar. Objetivou-se, principalmente, analisar como a inserção da rede social Facebookpode contribuir para o ensino da Língua Portuguesa nas turmas de 2.º e 3.º anos do Ensino Médio da Escola aqui objeto de estudo. Dessa forma, estruturou-se a fundamentação teórica deste trabalho em três tópicos, a saber: Novas Tecnologias na Educação, Mídias e práticas docentes e Uso do Facebook como ferramenta na Educação. A fim de identificar a utilização da rede social Facebook como ferramenta para contribuição no processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa, proporcionando aulas mais dinâmicas e participativas, bem comorelatar algumas possibilidades dos recursos de leitura e escrita dessa rede social(fóruns, grupos) como ferramenta pedagógica.O estudo revela as relações, frente às novas tecnologias, entre “imigrantes digitais” e “nativos digitais”. De um lado, a resistência de alguns professores nascidos antes da década de 1980 e de outro, a falta de concentração de alunos nascidos na era digital. Além disso, revelou-se a necessidade de ambos dialogarem no processo de ensino e aprendizagem para troca de experiências e uso pedagógico das novas tecnologias em benefício da Educação escolar. Destacou-se, também, a importância de oportunizar ao professor formação continuada sobre as TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação), uma vez que elas estão presentes na Educação e o docente pode utilizá-las em suas práticas. Afinal, o professor é fundamental para que essas novas tecnologias entrem de forma pedagógica na escola. Esta pesquisa traz importantes contribuições para o assunto, porquanto se verifica que as novas tecnologias aliadas ao processo de ensino e aprendizagem favorecem a Educação escolar. Assim, com o presente trabalho, contatou-se a importância das novas tecnologias para a Educação, analisando-se, em especial, as contribuições nas aulas de leitura e produção de texto.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Ericson Robson de S. Bernardopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectTecnologia em educaçãopt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectFacebook em educaçãopt_BR
dc.titleO Uso do facebook como ferramenta pedagógica em sala de aula: um estudo de caso na Escola Estadual Napoleão Ábdon da Nóbregapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fransica Rejane Silva Cunenundes Pereira.pdfPDF - Fransica Rejane Silva Cunenundes Pereira746.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.