Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6376
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pereira, Francisca Rejane Silva Cunegundes | - |
dc.date.accessioned | 2014-12-05T17:32:09Z | - |
dc.date.available | 2014-12-05T17:32:09Z | - |
dc.date.issued | 2014-12-05 | - |
dc.identifier.issn | CDD 371.33 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6376 | - |
dc.description | PEREIRA, Francisca Rejane Silva Cunegundes. O Uso do facebook como ferramenta pedagógica em sala de aula: um estudo de caso na Escola Estadual Napoleão Ábdon da Nóbrega. 2014. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho é o resultado de um estudo de caso sobre o uso do Facebook como ferramenta pedagógica em sala de aula na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Napoleão Ábdon da Nóbrega, no município de São Mamede. Inicialmente, apresentou-se o avanço das TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação), a velocidade nas informações e o quanto a Educação tem sido influenciada por essa realidade tecnológica, resultado do crescimento da globalização, inserindo a tecnologia no cotidiano, inclusive escolar. Objetivou-se, principalmente, analisar como a inserção da rede social Facebookpode contribuir para o ensino da Língua Portuguesa nas turmas de 2.º e 3.º anos do Ensino Médio da Escola aqui objeto de estudo. Dessa forma, estruturou-se a fundamentação teórica deste trabalho em três tópicos, a saber: Novas Tecnologias na Educação, Mídias e práticas docentes e Uso do Facebook como ferramenta na Educação. A fim de identificar a utilização da rede social Facebook como ferramenta para contribuição no processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa, proporcionando aulas mais dinâmicas e participativas, bem comorelatar algumas possibilidades dos recursos de leitura e escrita dessa rede social(fóruns, grupos) como ferramenta pedagógica.O estudo revela as relações, frente às novas tecnologias, entre “imigrantes digitais” e “nativos digitais”. De um lado, a resistência de alguns professores nascidos antes da década de 1980 e de outro, a falta de concentração de alunos nascidos na era digital. Além disso, revelou-se a necessidade de ambos dialogarem no processo de ensino e aprendizagem para troca de experiências e uso pedagógico das novas tecnologias em benefício da Educação escolar. Destacou-se, também, a importância de oportunizar ao professor formação continuada sobre as TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação), uma vez que elas estão presentes na Educação e o docente pode utilizá-las em suas práticas. Afinal, o professor é fundamental para que essas novas tecnologias entrem de forma pedagógica na escola. Esta pesquisa traz importantes contribuições para o assunto, porquanto se verifica que as novas tecnologias aliadas ao processo de ensino e aprendizagem favorecem a Educação escolar. Assim, com o presente trabalho, contatou-se a importância das novas tecnologias para a Educação, analisando-se, em especial, as contribuições nas aulas de leitura e produção de texto. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Ericson Robson de S. Bernardo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia em educação | pt_BR |
dc.subject | Prática docente | pt_BR |
dc.subject | Redes sociais | pt_BR |
dc.subject | Facebook em educação | pt_BR |
dc.title | O Uso do facebook como ferramenta pedagógica em sala de aula: um estudo de caso na Escola Estadual Napoleão Ábdon da Nóbrega | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Fransica Rejane Silva Cunenundes Pereira.pdf | PDF - Fransica Rejane Silva Cunenundes Pereira | 746.74 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.