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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Iolanda Pereira da-
dc.date.accessioned2014-12-05T17:47:37Z-
dc.date.available2014-12-05T17:47:37Z-
dc.date.issued2014-12-05-
dc.identifier.issnCDD 372.21-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6382-
dc.descriptionSILVA, Iolanda Pereira. Avaliação da aprendizagem na educação infantil. 2014. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.pt_BR
dc.description.abstractAvaliar a aprendizagem na Educação Infantil, nada mais é que comparar o realizado pela criança com padrões de desenvolvimento e aprendizagem previamente definidos e estáticos, objetivando apenas verificar os conhecimentos e habilidades alcançados para proceder à classificação à hierarquização dos “melhores” até os “não tão bons”. O modelo classificatório não pode se fazer presente na educação infantil, principalmente porque a avaliação deve estar continuamente a serviço da prática pedagógica para melhorá-la e, em consequência, favorecer e aperfeiçoar a aprendizagem e o desenvolvimento. O exercício do processo avaliativo preocupado com a promoção da aprendizagem e do desenvolvimento, a implementação de uma avaliação formativa, principalmente na educação infantil, precisará a cada dia configurar-se como realidade. A presente pesquisa pautou - se nas leituras reflexivas e interpretativas propostas por vários teóricos, a exemplo de: ESTEBAN (1993), LUCKESI (1995), HOFFMANN (2006), RAPHAEL (1998), FERREIRA (2007), e outros, referendados nas entrelinhas do texto em pauta, cuja composição é centrada nas informações colhidas no material de leitura. A pesquisa é composta de duas seções, onde a primeira aborda o conceito de avaliação no que concerne à Educação Infantil; na segunda, houve uma atenção maior no que diz respeito à descrição e análise de práticas avaliativas adequadas para a Educação Infantil. Intenta-se com esse trabalho oferecer subsídios aos iniciantes ou aqueles que são alheios ao exercício de uma avaliação de cunho formativa. Os métodos utilizados para a coleta de dados foram observações diretas em estágio supervisionado e entrevistas realizadas junto a docentes da Escola Municipal de Educação Infantil Ilma de Souza Ramalho. Os dados foram sistematizados em categorias de análises e interpretações à luz das teorias abordadas. Os resultados sinalizam que o processo de avaliação é essencial à educação, é através dela que se define essa ação como julgamento de valor dos resultados alcançados na prática de ensino.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: José Otávio da Silva GUARABIRA – PB 2014pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleAvaliação da aprendizagem na educação infantilpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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