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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6383
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Batista, Gilma D'arc | - |
dc.date.accessioned | 2014-12-05T17:49:12Z | - |
dc.date.available | 2014-12-05T17:49:12Z | - |
dc.date.issued | 2014-12-05 | - |
dc.identifier.issn | CDD 370.11 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6383 | - |
dc.description | BATISTA, Gilma D’arc. A Educação no sistema prisional: dificuldades conquistas e desafios. 2014. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | A educação nos presídios, além de evitar a ociosidade, pode dar ao preso a oportunidade de, em futura liberdade, estar preparado para o exercício de uma atividade profissional, oferecendo também a chance de resgatar sua autoestima e reconstruir sua história. Portanto, este trabalho teve como principal finalidade entender as razões proclamadas e as razões reais da inserção da Escola no Sistema Prisional. Para tanto recorreu-se à visão teórica dos estudos da historiografia penal brasileira e francesa que desnudaram o principal sistema punitivo burguês – a prisão Além disso, foi necessário pesquisar a fundamentação teórica da Lei de Execuções Penais (LEP), baseada na escola jurídica Neodefensista, que propõe uma pena ressocializadora, ou seja, o fim da pena deve servir para que o interno seja reinserido na sociedade. Faz-se um breve relato da história das prisões desde o século XVII até os dias de hoje, com base no autor Michel Foucault (1999). Em seguida foi abordado o processo educacional nas penitenciárias, conceituando a Educação de Jovens e Adulto (EJA), na realidade prisional, e identificando sua importância no desenvolvimento da autoestima e transformação do aluno apenado. Procurou-se identificar as dificuldades e desafios dessa educação para despertar uma reflexão a respeito e divulgar a necessidade de políticas públicas que defendam o direito da população carcerária à educação que é um direito de todos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Cléa Gurjão | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação prisional | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos (EJA) | pt_BR |
dc.subject | Ressocialização | pt_BR |
dc.title | A Educação no sistema prisional: dificuldades conquistas e desafios | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
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