Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6384
Título: A educação de jovens e adultos: fundamentos da prática pedagógica e evasão escolar
Autor(es): Araújo, Josineide Galdino de
Palavras-chave: Evasão escolar
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Prática pedagógica
Data do documento: 5-Dez-2014
Resumo: Esta monografia resulta do trabalho de pesquisa realizado com professores e alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), na Escola Estadual de Ensino Municipal Monsenhor José da Silva Coutinho, situada no município de Esperança PB. Teve como objetivo diagnosticar motivos da evasão escolar nas turmas da EJA, bem como, verificar a relação prática docente e evasão escolar. Na fundamentação teórica enfocamos teorias de Paulo Freire, Malcom Knowles, Jussara Hoffmann, destacando a práticas pedagógicas adequadas a essa modalidade de ensino. Com os procedimentos da pesquisa documental se analisou aspectos da aplicação, regularização e reformas legais ao longo da história da EJA. Para a coleta de dados no campo foi utilizado um questionário para alunos e professores na escola em estudo. A prática profissional na Educação de Jovens e Adultos, precisa se desenvolver de forma dialógica, tendo como principal característica o respeito, a colaboração e a confiança do professor no aluno e vise versa. Há um número significativo de alunos que responderam sim a uma eventual desistência. Isso se deve ao cansaço físico do trabalhador após uma jornada intensa de trabalho, por vezes, configurada como falta de tempo para ir às aulas. Quanto à questão do tempo corrido das aulas foi dada a atenção especial à prática docente. Enquanto, professores consideram importante a capacitação docente e adequação de textos de ensino a EJA, para melhor efetivação do ensino e aprendizagem e, consequentemente a continuação do aluno na escola. O professor sente-se responsável pela participação do aluno, de apreender suas necessidades e interesses, de estimulá-los frente ás dificuldades. Daí, a prática pedagógica se revela importante para evitar ou reduzir a evasão escolar nas turmas da EJA, e contribuir para o processo de aprendizagem.
Descrição: ARAÚJO, Josineide Galdino de. A educação de jovens e adultos: fundamentos da prática pedagógica e evasão escolar. 2014. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6384
ISSN: CDD 371.291 3
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Josineide Galdino de Araújo.pdfPDF - Josineide Galdino de Araújo1.52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.