Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6387
Título: Dificuldades de aprendizagem na aquisição da leitura e da escrita, enfocando coesão e coerência
Autor(es): Gonçalves, Marluce Lourenço de Oliveira
Palavras-chave: Leitura
Dificuldade de aprendizagem
Coesão
Coerência
Data do documento: 5-Dez-2014
Resumo: Apresente monografia tem como objetivo buscar refletir sobre a prática de leitura e escrita dos alunos do 3º ano do ensino fundamental, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Inácio Claudino, com o objetivo de analisar os recursos coesivo utilizados na produção textual como elementos sequenciadores de um texto. O estudo foibaseado em uma pesquisa de campo, na abordagem qualitativa, com a realização de atividades para aprender a produzir textos , sendo escolhido como amostra textos produzidos por dez alunos para análise, que nos proporcionou compreender o processo da escrita. Durante a pesquisa constatamos inúmeras dificuldadesque os alunos apresentam para ler e escrever, das quais foram selecionadas apenas duas dessas dificuldades: coerência e coesão. De acordo com a análise dosdados coletados , observa-se que algumas crianças não utilizam recursos de coesão em suas produções por não terem acesso à prática de leitura e escrita em casa e na escola, ficando em desvantagens diante daquelas que vivem em um ambiente letrado, mas que têm a capacidade cognitiva de aprender, e se tornarem leitoras e escritoras competentes. Sendo assim, consideramos queo presente estudo trouxe-nos respostas satisfatórias para nossos questionamentos referentes ao processo de leitura e da produção escrita de textos. Desse modo, essa pesquisa nos incentivou em avançar nossos estudos, contribuindo assim, não só para nossa prática pedagógica. A estrutura do trabalhose afirma em três capítulos, sendo o primeiro capítulorelacionados aos pressupostos teóricos, o segundo capítulo aos caminhos percorridos para a realização do presente trabalho o que consiste na metodologia aplicada, e o terceiro capítulo a pesquisa de campo, ou seja, a análise dos dados coletados. Para fundamentaros dados serviram de suporte as teorias de Antunes,( 2005), Soares (2001), entre outros.
Descrição: GONÇALVES, Marluce Lourenço de Oliveira. Dificuldades de aprendizagem na aquisição da leitura e da escrita, enfocando coesão e coerência. 2014. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6387
ISSN: CDD 372.4
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marluce Lourenço de Oliveira Gonçalves.pdfPDF - Marluce Lourenço de Oliveira Gonçalves1.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.