Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6388
Título: Estudo da importância do software como ferramenta indispensável para o processo ensino aprendizagem da matemática
Autor(es): Araújo, Cícero Braz de
Palavras-chave: Revolução tecnológica
Software
Recurso didático
Matemática
Data do documento: 5-Dez-2014
Resumo: A revolução tecnológica tem facilitado à vida do ser humano, pois tem auxiliado a efetuação de cálculos de grandes quantidades com precisão e rapidez. Essa tecnologia evoluiu-se velozmente e ganhou uma proporção tão abrangente que alcançou as mais diversas áreas da economia mundial. No transcurso desta pesquisa, recorreu-se ao método quantitativo – qualitativo que nos possibilitou analisar situações distintas, instigando a busca pela identificação da relação entre os componentes do desenho teórico além de outros aspectos considerados necessários à compreensão da realidade. Sob a égide da problematizarão: “Como utilizar os softwares como recurso didático no processo ensino aprendizagem da matemática”? Tendo como objetivo geral estimular o desenvolvimento de habilidades que se utilizam dos softwares como ferramenta de estímulo no processo ensino aprendizagem. Essa investigação tem como objetivos específicos: investigar quais atividades pode ser explorado como recursos didáticos estimulador do raciocínio lógico dos atendentes; identificar os tipos de software que possam auxiliar o professor na aplicabilidade das atividades e instigar os alunos ao desenvolvimento do raciocínio na execução das atividades; analisar os impactos causados pela aplicabilidade dos softwares como recursos didáticos nas aulas de matemática e os reflexos que esses recursos provocam nos âmbitos socioeducacional dos aprendentes; conscientizar os professores da disciplina de matemática da importância de se adequarem ao uso das tecnologias no mundo cada vez mais competitivo e globalizado. Para VALENTE (1997 apud XAVIER, 2000, p.33), vivemos em um mundo complexo, onde o computador tem ajudado no preparo de alunos, para sobreviver essa realidade. Segundo o autor: “o mundo atual exige um profissional crítico, criativo, com capacidade de pensar, de aprender a aprender, de trabalhar em grupo e de conhecer o seu potencial intelectual, com capacidade de constante aprimoramento e depuração de idéias e ações”. Todas essas competências podem ser desenvolvidas com o auxílio do computador, imprescindível à educação.
Descrição: ARAÚJO, Cícero Braz de. Estudo da importância do software como ferramenta indispensável para o processo ensino aprendizagem da matemática. 2014. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6388
ISSN: CDD 510
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cícero Braz de Araújo.pdfPDF - Cícero Braz de Araújo891.63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.