Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6400
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sousa, Priscila Lima de | - |
dc.date.accessioned | 2014-12-11T16:46:15Z | - |
dc.date.available | 2014-12-11T16:46:15Z | - |
dc.date.issued | 2014-12-11 | - |
dc.identifier.other | CDD 808 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6400 | - |
dc.description | SOUSA, P. L. de. A escolarização do gênero literário conto no livro didático português: literatura, gramática e produção textual. 2014. 71f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | A literatura é uma das disciplinas mais importante no tocante a formação do aluno, pois permite o desenvolvimento das competências cognitivas e contribui no amadurecimento crítico por meio do seu poder transformador e humanizador. No entanto, passa por um processo de escolarização e o modo como aparece no livro didático precisa ser revisto e definido novos objetivos a fim de contribuir para um ensino significativo. O presente trabalho teve como objetivo analisar a presença dos contos no Livro Didático “Português: literatura, gramática e produção textual” de Leila Lauar Sarmento e Douglas Tufano (2010). A pesquisa realizada é de caráter documental. Partindo do pressuposto de que vários estudos como o de Soares (2001) e Cosson (2014) apontam a redução do texto literário no livro didático, decidimos tomar um livro do terceiro ano do ensino médio e analisar o tratamento dado aos contos nesse material selecionado pelo MEC no Plano Nacional do Livro Didático e escolhido pelos professores de língua materna. O estudo procura demonstrar que apesar das mudanças e uma melhoria significativa na quantidade de contos presentes no livro didático, ainda se verifica a fragmentação, distorção e a recorrência de atividades de metalinguagem. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: José Marcos Rosendo de Souuza | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Escolarização da literatura | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Conto | pt_BR |
dc.title | A escolarização do gênero literário conto no livro didático português: literatura, gramática e produção textual | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 61 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Priscila Lima de Sousa.pdf | 42.3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.