Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6400
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSousa, Priscila Lima de-
dc.date.accessioned2014-12-11T16:46:15Z-
dc.date.available2014-12-11T16:46:15Z-
dc.date.issued2014-12-11-
dc.identifier.otherCDD 808-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6400-
dc.descriptionSOUSA, P. L. de. A escolarização do gênero literário conto no livro didático português: literatura, gramática e produção textual. 2014. 71f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014.pt_BR
dc.description.abstractA literatura é uma das disciplinas mais importante no tocante a formação do aluno, pois permite o desenvolvimento das competências cognitivas e contribui no amadurecimento crítico por meio do seu poder transformador e humanizador. No entanto, passa por um processo de escolarização e o modo como aparece no livro didático precisa ser revisto e definido novos objetivos a fim de contribuir para um ensino significativo. O presente trabalho teve como objetivo analisar a presença dos contos no Livro Didático “Português: literatura, gramática e produção textual” de Leila Lauar Sarmento e Douglas Tufano (2010). A pesquisa realizada é de caráter documental. Partindo do pressuposto de que vários estudos como o de Soares (2001) e Cosson (2014) apontam a redução do texto literário no livro didático, decidimos tomar um livro do terceiro ano do ensino médio e analisar o tratamento dado aos contos nesse material selecionado pelo MEC no Plano Nacional do Livro Didático e escolhido pelos professores de língua materna. O estudo procura demonstrar que apesar das mudanças e uma melhoria significativa na quantidade de contos presentes no livro didático, ainda se verifica a fragmentação, distorção e a recorrência de atividades de metalinguagem.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: José Marcos Rosendo de Souuzapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEscolarização da literaturapt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectContopt_BR
dc.titleA escolarização do gênero literário conto no livro didático português: literatura, gramática e produção textualpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Priscila Lima de Sousa.pdf42.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.