Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6401
Título: A contribuição de Paulo Freire para a construção crítica do currículo
Autor(es): Bezerra, Priscila de Sousa
Palavras-chave: Currículo
Pedagogia Freireana
Dialogicidade
Data do documento: 11-Dez-2014
Resumo: Paulo Freire conhecido internacionalmente como um grande educador e expoente da educação brasileira, desenvolveu uma reflexão que pode ser tomada como referência para construção do currículo crítico, pois através de sua obra indica possibilidades de se trabalhar com uma nova lógica na concepção de políticas de currículo. Neste sentido, o presente trabalho consiste em um estudo sobre conceitos e princípios que fundamentam a teoria curricular, tendo como referência a pedagogia freireana. Desta forma destacamos a contribuição de Freire na construção de um currículo crítico, a partir da crítica a educação “bancária” e formulação de uma educação “problematizadora” ou “revolucionária” com base no processo dialógico entre educador e educandos. Por meio deste estudo entende-se a pedagogia freireana como incentivo a transformação dos indivíduos e o desenvolvimento da criticidade do educando.
Descrição: BEZERRA, P. S. A contribuição de Paulo Freire para a construção crítica do currículo. 2014. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6401
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Priscila de Sousa Bezerra.pdf842.89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.