Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6414
Título: Evasão escolar: estudo da problemática na Escola Municipal Dezenove de Março do município de Campina Grande - PB
Autor(es): Palmeira, Maria Lucélia Caetano Rocha
Palavras-chave: Evasão escolar
Aprendizagem
Índice de evasão escolar
Data do documento: 16-Dez-2014
Resumo: Este artigo aborda as causas e consequências da evasão escolar a partir de pesquisas qualitativas, na Escola Municipal Dezenove de Março no município de Campina Grande-PB, especialmente no crescimento nos anos de 2012 e 2013. O objetivo é Analisar as principais causas e consequências da evasão, identificando se existe algum modelo estratégico proposto pela escola para solucionar o problema e apresentar um planejamento estratégico para combater a evasão escolar na Escola Municipal Dezenove de Março. Os dados foram coletados pela análise dos dados da evasão existente na secretaria da escola e por meio de entrevista estimulada por meio de questionários realizados com uma população compreendida por 06 professoras, quatro membros da equipe técnica e uma gestora. Os resultados demonstraram que o índice de evasão está acima da média nacional e que professoras e equipe técnica desconhecem os índices de evasão da escola e apontam a ausência dos pais como principal motivo dessa evasão. Ainda ficou identificado que a escola não possui um plano de ação para combater essa evasão. Proponho portanto, a elaboração de um plano de ação eficiente que oportunize a integração social do aluno por meio da escola em tempo integral, e melhor interação escola e família como um dos pilares para instrumentalizar o aluno com o desenvolvimento eficaz da aprendizagem dos conhecimentos científicos/conteúdos, trabalhados nas diferentes áreas do conhecimento. Esse argumento caracteriza-se, por um lado, como uma maneira da escola enfrentar os problemas nesse campo, e por outro, uma possibilidade para que o aluno saia do complicado processo da evasão escolar.
Descrição: PALMEIRA, Maria Lucélia Caetano Rocha. Evasão escolar: estudo da problemática na Escola Municipal Dezenove de Março do município de Campina Grande - PB. 2014. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6414
ISSN: CDD 371.291.3
Aparece nas coleções:94 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Lucélia Caetano Rocha Palmeira.pdfPDF - Maria Lucélia Caetano Rocha Palmeira802.6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.