Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6415
Título: Programa Nacional de Habitação Rural: implantação e execução no Município de Bananeiras-PB
Autor(es): Barros, Maria Carla Cassimiro
Palavras-chave: Políticas públicas
Déficit habitacional
Habitação rural
Data do documento: 16-Dez-2014
Resumo: O presente artigo foi desenvolvido com propósito de compreender o processo de implantação e execução do Programa Nacional de Habitação Rural no município de Bananeiras – PB. A habitação sempre foi uma das necessidades primordiais para o bem estar da família. O déficit habitacional no Brasil chega à casa do 5 milhões. O Estado tem um papel fundamental para conter e reduzir esse dado alarmante através da criação de políticas públicas habitacionais. Em 2009 o Governo Federal cria o Programa Minha Casa Minha Vida (MCMV), um dos seus seguimentos é o Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), com foco nas famílias do campo, pois o déficit rural ocasiona o êxodo, que por sua vez causa o inchamento das cidades. O método utilizado foi à pesquisa, qualitativa de uma analise, exploratória e descritiva, buscando conhecer o processo de implantação do PNHR no município de Bananeiras. O instrumento utilizado na coleta dos dados foi uma entrevista semiestruturada, tendo como sujeito da pesquisa, a Secretaria Executiva de Habitação Municipal, através da secretária Gilvanisa Maia. Os resultados mostram que o PNHR é importante, mas que políticas públicas de agricultura, educação, saúde e segurança rural também sejam criadas. Com tudo a falta de esclarecimento por parte das famílias e a burocracia ocasionam entraves no que diz respeito à documentação exigida pelo programa. A interação entre os gestores, técnicos e interessados na execução do programa possibilitou identificar as necessidades específicas daqueles moradores e encaminhar as soluções mais adequadas.
Descrição: BARROS, Marina Carla Cassimiro. Programa Nacional de Habitação Rural: implantação e execução no Município de Bananeiras-PB. 2014. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6415
ISSN: CDD 352.16
Aparece nas coleções:94 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marina Carla Cassimiro Barros.pdfPDF - Marina Carla Cassimiro Barros248.07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.