Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/643
Título: Colêmbolos (Arthropoda, Hexapoda) associados à vegetação de caatinga em área serrana no semiárido paraibano
Autor(es): Lima, Iara Cristina da Silva
Palavras-chave: Flora paraibana
Semiárido
Caatinga
Data do documento: 9-Nov-2012
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo investigar a distribuição de táxons de Collembola ao longo de um gradiente altitudinal, na Serra de Bodocongó, Cariri Paraibano, no intuito de contribuir para o conhecimento e conservação da dinâmica e mais especificamente das possíveis interações entre espécies da Caatinga. O estudo foi realizado a partir da estratificação da área em diferentes cotas altitudinais, delimitando-se 3 parcelas com área equivalente a 0,01ha por altitude para o levantamento florístico-fitossociológico. As cotas foram separadas por altura; a cota 1 apresentou altitude de 400 msnm, a cota 2 ,500 msnm e a cota 3, 600 msnm. Em cada parcela foram instalados transectos com armadilhas de interceptação e queda do tipo pitfall trap, intercaladas entre si e eqüidistantes 2m no intuito de coletar colêmbolos. Os espécimes de colêmbolos foram triados sob microscópio estereoscópico. As famílias foram identificadas sob microscópio óptico com contraste de fases, com auxílio de material bibliográfico e consulta a especialista. Com relação à vegetação, para as três cotas altitudinais foram amostrados 460 indivíduos englobando 43 espécies, distribuídos em 23 famílias; das quais as que apresentaram o maior número de indivíduos foram: Fabaceae, Euphorbiaceae, Sapindaceae e Cactaceae. Entre os Collembola, para as três altitudes foram identificados 175 indivíduos pertencentes a quatros famílias: Entomobryidae, Bourletiellidae, Chyphoderidae e Paronellidae. As famílias que detiveram o maior número de indivíduos foram, respectivamente, Entomobryidae, com 119 representantes; Bourletiellidae, com 26; Paronellidae, com 6, e Chyphoderidae, com dois representantes. Os resultados mostraram uma possível relação entre a vegetação e a fauna de Collembola, onde pode-se perceber um aumento da riqueza florística e riqueza de táxons de Colêmbolos à medida que aumentava a altitude.
Descrição: LIMA, I. C. da S. Colêmbolos (Arthropoda, Hexapoda) associados à vegetação de caatinga em área serrana no semiárido paraibano. 2011. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/643
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Iara Cristina da Silva Lima.pdfIara Cristina da Silva Lima870.07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.