Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6434
Título: Eleições e clientelismo no município de Borborema na Paraíba
Autor(es): Lima, Francisco Thiago Medeiros
Palavras-chave: Política
Coronelismo
Clientelismo
Eleitor
Data do documento: 16-Dez-2014
Resumo: Esta monografia objetiva fazer uma reflexão sobre as relações entre político e eleitor existente no Município de Borborema - PB. Veremos exposta a relação paternalista que surgiu já no Brasil Colônia entre a nobreza e o Rei. Discute-se também, as relações coronelistas - clientelistas implantadas no Brasil república, quando o trabalhador ficava totalmente dependente da vontade do fazendeiro, em função de suas poucas condições financeiras. É discutida a política de troca de favores entre o coronel e o Estado. Também , fala-se sobre a maneira como o coronelismo sobreviveu na modernidade e como as práticas clientelistas entre Estado e as oligarquias agrárias continuam a operar. Por fim, discutem-se as relações clientelistas existentes entre eleitor e político no município de Borborema. A pesquisa é tipicamente descritiva e bibliográfica com algumas abordagens a eleitores da Cidade ao qual relatam fatos das eleições municipais. Concluindo assim que o clientelismo que surgiu com as relações coronelistas ganharam uma nova roupagem nos dias atuais.
Descrição: LIMA, Francisco Thiago Medeiros. Eleições e clientelismo no município de Borborema na Paraíba. 2014. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6434
ISSN: CDD 320
Aparece nas coleções:94 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Francisco Thiago Medeiros Lima.pdfPDF-Francisco Thiago Medeiros Lima463.35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.