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dc.contributor.authorCorreia, Ana Carolina Alves de Freitas-
dc.date.accessioned2012-11-09T11:43:02Z-
dc.date.available2012-11-09T11:43:02Z-
dc.date.issued2012-11-09-
dc.identifier.otherCDD 370.15-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/644-
dc.descriptionCORREIA, A. C. A. de F. Análise dos conhecimentos sobre dislexia dos professores do Fundamental I do município de Campina Grande e de cinco cidades do sertão paraibano. 2012. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.pt_BR
dc.description.abstractA dislexia é um transtorno da leitura, portanto, um déficit linguístico que dificulta a aprendizagem de leitura, escrita, soletração e decodificação das palavras. Estima-se que entre 10 a 17% da população escolar brasileira apresentem este tipo de dificuldade. Possui os fatores genéticos como principal causa e é uma das responsáveis pelo fracasso escolar, trazendo conseqüências na área social, afetiva e cognitiva do educando. Nesse sentido, o quanto antes à criança disléxica for identificada, diagnosticada e intervinda, mais condições de superação ela terá. Sendo assim, torna-se relevante avaliar a percepção que os educadores possuem com relação a esse distúrbio tão recorrente que é a Dislexia e fornecer informações necessárias para um melhor conhecimento a respeito deste tema, suas manifestações e diferentes maneiras de se trabalhar com estas crianças. Este estudo foi realizado em cinco escolas municipais da cidade de Campina Grande – PB e em um curso de aperfeiçoamento oferecido para as cidades do Sertão da Paraíba. A amostra foi composta por 108 professores, sendo 54 de Campina Grande e os outros 54 de diferentes cidades do Sertão, onde os mesmo foram submetidos a aplicação de um questionário objetivo e convidados a participarem de uma palestra nas dependências da escola. Os resultados apresentados apontam uma discrepância entre as respostas obtidas nas cidades do Sertão e na cidade de Campina Grande, entretanto apesar das divergências obtidas, principalmente nas questões 3, 4, 6 e 7, ambos os grupos de modo geral apresentaram percepções semelhantes com relação ao ensino aos portadores da Dislexia. Quanto à palestra, houve uma grande interação entre os professores e os pesquisadores do trabalho em questão, tornando-se assim um espaço para discussões referente à temática abordada e esclarecimento de dúvidas que os mesmos possuíam. Como essa pesquisa não é conclusiva ainda se permite mais estudos na área das Dificuldades de Aprendizagem e em especial a Dislexia.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Josenildo Lopes Diaspt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectDificuldade de aprendizagempt_BR
dc.subjectDislexiapt_BR
dc.subjectRelação professor-alunopt_BR
dc.titleAnálise dos conhecimentos sobre dislexia dos professores do Fundamental I do município de Campina Grande e de cinco cidades do sertão paraibanopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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