Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/644
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Correia, Ana Carolina Alves de Freitas | - |
dc.date.accessioned | 2012-11-09T11:43:02Z | - |
dc.date.available | 2012-11-09T11:43:02Z | - |
dc.date.issued | 2012-11-09 | - |
dc.identifier.other | CDD 370.15 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/644 | - |
dc.description | CORREIA, A. C. A. de F. Análise dos conhecimentos sobre dislexia dos professores do Fundamental I do município de Campina Grande e de cinco cidades do sertão paraibano. 2012. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012. | pt_BR |
dc.description.abstract | A dislexia é um transtorno da leitura, portanto, um déficit linguístico que dificulta a aprendizagem de leitura, escrita, soletração e decodificação das palavras. Estima-se que entre 10 a 17% da população escolar brasileira apresentem este tipo de dificuldade. Possui os fatores genéticos como principal causa e é uma das responsáveis pelo fracasso escolar, trazendo conseqüências na área social, afetiva e cognitiva do educando. Nesse sentido, o quanto antes à criança disléxica for identificada, diagnosticada e intervinda, mais condições de superação ela terá. Sendo assim, torna-se relevante avaliar a percepção que os educadores possuem com relação a esse distúrbio tão recorrente que é a Dislexia e fornecer informações necessárias para um melhor conhecimento a respeito deste tema, suas manifestações e diferentes maneiras de se trabalhar com estas crianças. Este estudo foi realizado em cinco escolas municipais da cidade de Campina Grande – PB e em um curso de aperfeiçoamento oferecido para as cidades do Sertão da Paraíba. A amostra foi composta por 108 professores, sendo 54 de Campina Grande e os outros 54 de diferentes cidades do Sertão, onde os mesmo foram submetidos a aplicação de um questionário objetivo e convidados a participarem de uma palestra nas dependências da escola. Os resultados apresentados apontam uma discrepância entre as respostas obtidas nas cidades do Sertão e na cidade de Campina Grande, entretanto apesar das divergências obtidas, principalmente nas questões 3, 4, 6 e 7, ambos os grupos de modo geral apresentaram percepções semelhantes com relação ao ensino aos portadores da Dislexia. Quanto à palestra, houve uma grande interação entre os professores e os pesquisadores do trabalho em questão, tornando-se assim um espaço para discussões referente à temática abordada e esclarecimento de dúvidas que os mesmos possuíam. Como essa pesquisa não é conclusiva ainda se permite mais estudos na área das Dificuldades de Aprendizagem e em especial a Dislexia. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Josenildo Lopes Dias | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Dificuldade de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Dislexia | pt_BR |
dc.subject | Relação professor-aluno | pt_BR |
dc.title | Análise dos conhecimentos sobre dislexia dos professores do Fundamental I do município de Campina Grande e de cinco cidades do sertão paraibano | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 11 / 16 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Ana Carolina Alves de Freitas Correia.pdf | Ana Carolina Alves de Freitas Correia | 846.24 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.