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dc.contributor.authorPereira, Janilo Cesário de Oliveira-
dc.date.accessioned2012-11-09T11:48:07Z-
dc.date.available2012-11-09T11:48:07Z-
dc.date.issued2012-11-09-
dc.identifier.otherCDD 363.7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/645-
dc.descriptionPEREIRA, J. C. de O. Análise da inserção da dimensão ambiental em uma escola pública municipal de Campina Grande – PB. 2011. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.pt_BR
dc.description.abstractO município de Campina grande – PB, assim como vários outros no Brasil, enfrenta problemas ambientais que tem como uma base fundamental a falta de educação ambiental. Para que esta seja eficiente em seu propósito de mudança socioambiental e atinja a sua meta de sustentabilidade há de se contemplar todo um processo de sensibilização e emprego de práticas adequadas à realidade de cada grupo. Observados tais pontos ela permite ganhos que transcendem as esferas da educação e do social, por fim, obtém-se um meio dentro do princípio da sustentabilidade. Com base nesse poder transformador da educação ambiental e na persistência dos problemas ambientais, entendemos que há problemas relacionados na aplicabilidade da educação voltada ao Meio Ambiente. Em detrimento a este problema o presente trabalho teve por objetivo principal avaliar a inserção da dimensão ambiental em uma escola pública municipal situada no Bairro de Santa Rosa, Campina Grande – PB. Participaram da pesquisa 18 educadores e educadoras de diferentes áreas do ensino fundamental. A coleta de dados foi realizada mediante a aplicação de entrevistas semi-estruturadas; para cada educador foram elaboradas 12 perguntas. Constatamos que não há inserção da dimensão ambiental na escola estudada; a temática meio ambiente não é trabalhada de forma adequada; prevalece o ensino bancário, o qual não promove mudanças na percepção ambiental nos membros da comunidade escolar; as estratégias de ensino não contemplam os documentos oficiais e os recomendados pelas diferentes autoridades em educação ambiental. Em suma concluímos que não há eficiência no processo de ensino aprendizagem da instituição de ensino no que diz respeito à Educação Ambiental.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Monica Maria Pereira da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectInserção ambientalpt_BR
dc.titleAnálise da inserção da dimensão ambiental em uma escola pública municipal de Campina Grande – PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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