Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/645
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pereira, Janilo Cesário de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2012-11-09T11:48:07Z | - |
dc.date.available | 2012-11-09T11:48:07Z | - |
dc.date.issued | 2012-11-09 | - |
dc.identifier.other | CDD 363.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/645 | - |
dc.description | PEREIRA, J. C. de O. Análise da inserção da dimensão ambiental em uma escola pública municipal de Campina Grande – PB. 2011. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011. | pt_BR |
dc.description.abstract | O município de Campina grande – PB, assim como vários outros no Brasil, enfrenta problemas ambientais que tem como uma base fundamental a falta de educação ambiental. Para que esta seja eficiente em seu propósito de mudança socioambiental e atinja a sua meta de sustentabilidade há de se contemplar todo um processo de sensibilização e emprego de práticas adequadas à realidade de cada grupo. Observados tais pontos ela permite ganhos que transcendem as esferas da educação e do social, por fim, obtém-se um meio dentro do princípio da sustentabilidade. Com base nesse poder transformador da educação ambiental e na persistência dos problemas ambientais, entendemos que há problemas relacionados na aplicabilidade da educação voltada ao Meio Ambiente. Em detrimento a este problema o presente trabalho teve por objetivo principal avaliar a inserção da dimensão ambiental em uma escola pública municipal situada no Bairro de Santa Rosa, Campina Grande – PB. Participaram da pesquisa 18 educadores e educadoras de diferentes áreas do ensino fundamental. A coleta de dados foi realizada mediante a aplicação de entrevistas semi-estruturadas; para cada educador foram elaboradas 12 perguntas. Constatamos que não há inserção da dimensão ambiental na escola estudada; a temática meio ambiente não é trabalhada de forma adequada; prevalece o ensino bancário, o qual não promove mudanças na percepção ambiental nos membros da comunidade escolar; as estratégias de ensino não contemplam os documentos oficiais e os recomendados pelas diferentes autoridades em educação ambiental. Em suma concluímos que não há eficiência no processo de ensino aprendizagem da instituição de ensino no que diz respeito à Educação Ambiental. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Monica Maria Pereira da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Inserção ambiental | pt_BR |
dc.title | Análise da inserção da dimensão ambiental em uma escola pública municipal de Campina Grande – PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 11 / 16 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Janilo Cesário de Oliveira Pereira.pdf | Janilo Cesário de Oliveira Pereira | 1.05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.