Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6465
Título: Educação para a ética e a cidadania na Escola Estadual de Ensino Fundamental Coelho Lisboa no município de Santa Luzia - PB
Autor(es): Costa, Maria do Carmos Dantas
Palavras-chave: Educação
Ética na educação
Direitos e deveres
Data do documento: 18-Dez-2014
Resumo: O presente estudo teve como objetivo educar para a ética e a cidadania na Escola Estadual do Ensino Fundamental Coelho Lisboa no município de Santa Luzia-PB. Trata-se de um estudo do tipo exploratório e descritivo de abordagem quantiqualitativa, foi desenvolvido na Escola Estadual do Ensino Fundamental II “Coelho Lisboa”. A população foi constituída por todos os alunos que estudam na referida escola. A amostra foi composta por 23 alunos que se disponibilizaram a responder o questionário e assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). A coleta dos dados foi realizada através de um questionário, com perguntas objetivas e subjetivas os dados quantitativos são apresentados em gráficos e tabelas e os qualitativos de forma descritiva, sendo articulados na análise de discussão. Através dos resultados obtidos, percebe-se que a maioria dos entrevistados 78,26% respondeu que sabem o que é cidadania. 47,23% responderam que ser cidadão é uma pessoa que tem caráter e respeito. 78,26% afirmam que o que envolve a cidadania são os direitos e deveres de cada cidadão. Para os alunos entrevistados o papel da cidadania para a sociedade é proporcionar paz, harmonia, direito e deveres aos cidadãos. Um percentual de 78,26% respondeu que sabem o que são os princípios de cidadania, descrevendo-os: o respeito, o amor e a solidariedade entre as pessoas. Todos os alunos entrevistados foram unânimes que a escolaridade contribui para a formação do cidadão. Eles acreditam que o ser humano não está exercendo sua cidadania com relação ao meio ambiente por poluí-lo. A grande maioria conhece o que é ética e acredita que a falta de ética é prejudicial para a sociedade de um modo geral, assim sendo, consideram a ética necessária e importante. Conclui-se que cidadania é a expressão concreta do exercício da democracia, exercer a cidadania plena é ter direitos civis, políticos e sociais.
Descrição: COSTA, Maria do Carmo Dantas. Educação para a ética e a cidadania na Escola Estadual de Ensino Fundamental Coelho Lisboa no município de Santa Luzia - PB. 2014. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6465
ISSN: CDD 370
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria do Carmo Dantas Costa.pdfPDF - Maria do Carmo Dantas Costa463.89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.