Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6467
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Frade, Francisca Lúcia Soares | - |
dc.date.accessioned | 2014-12-18T15:48:45Z | - |
dc.date.available | 2014-12-18T15:48:45Z | - |
dc.date.issued | 2014-12-18 | - |
dc.identifier.issn | CDD 370 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6467 | - |
dc.description | FRADE, Francisca Lúcia Soares. Avaliação e auto-avaliação no ambiente escolar. 2014. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Itaporanga, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | A reflexão sobre o próprio desempenho é um meio eficiente para aprender a identificar e corrigir erros. A autoavaliação é essencial para analisar o desempenho, seja do professor ou aluno, e conjuntamente com a avaliação da escola fornece subsídios para uma melhoria na qualidade do ensino. Essa monografia foi formatada em dois capítulos, o primeiro foi realizado uma revisão em que analisa a prática docente no cotidiano escolar, bem como, considera as perspectivas de mudanças relacionadas à autoavaliação, observando seus pontos negativos e os pontos positivos adotando técnicas e métodos capazes de atingir os objetivos de acordo com o paradigma adotado pelo sistema educacional, com o estudo teórico de conteúdos diversos que venham favorecer ao aluno a aquisição de conhecimentos, contribuindo para a formação de um aprendizado efetivo e reflexivo. O segundo capítulo foi realizado uma avaliação do ambiente escolar e processo de autoavaliação do docente e do discente da Escola Estadual Ensino Fundamental e Médio “Maestro José Siqueira”, situada no município de Conceição, Paraíba, através de questionários. Com os resultados obtidos buscam-se melhorias na qualidade do ensino e no processo ensino-aprendizagem. A autoavaliação de professores e alunos e a avaliação escolar quanto ao ambiente, deve ser um processo contínuo e participativo, envolvendo todas as partes, direção, professores, alunos, baseado na confiança e no trabalho em equipe. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Alberto Edvanildo Sobreira Coura | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Ambiente escolar | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Avaliação e auto-avaliação no ambiente escolar | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Francisca Lúcia Soares Frade.pdf | PDF - Francisca Lúcia Soares Frade | 549.62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.