Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6467
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFrade, Francisca Lúcia Soares-
dc.date.accessioned2014-12-18T15:48:45Z-
dc.date.available2014-12-18T15:48:45Z-
dc.date.issued2014-12-18-
dc.identifier.issnCDD 370-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6467-
dc.descriptionFRADE, Francisca Lúcia Soares. Avaliação e auto-avaliação no ambiente escolar. 2014. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Itaporanga, 2014.pt_BR
dc.description.abstractA reflexão sobre o próprio desempenho é um meio eficiente para aprender a identificar e corrigir erros. A autoavaliação é essencial para analisar o desempenho, seja do professor ou aluno, e conjuntamente com a avaliação da escola fornece subsídios para uma melhoria na qualidade do ensino. Essa monografia foi formatada em dois capítulos, o primeiro foi realizado uma revisão em que analisa a prática docente no cotidiano escolar, bem como, considera as perspectivas de mudanças relacionadas à autoavaliação, observando seus pontos negativos e os pontos positivos adotando técnicas e métodos capazes de atingir os objetivos de acordo com o paradigma adotado pelo sistema educacional, com o estudo teórico de conteúdos diversos que venham favorecer ao aluno a aquisição de conhecimentos, contribuindo para a formação de um aprendizado efetivo e reflexivo. O segundo capítulo foi realizado uma avaliação do ambiente escolar e processo de autoavaliação do docente e do discente da Escola Estadual Ensino Fundamental e Médio “Maestro José Siqueira”, situada no município de Conceição, Paraíba, através de questionários. Com os resultados obtidos buscam-se melhorias na qualidade do ensino e no processo ensino-aprendizagem. A autoavaliação de professores e alunos e a avaliação escolar quanto ao ambiente, deve ser um processo contínuo e participativo, envolvendo todas as partes, direção, professores, alunos, baseado na confiança e no trabalho em equipe.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Alberto Edvanildo Sobreira Courapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAmbiente escolarpt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.titleAvaliação e auto-avaliação no ambiente escolarpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francisca Lúcia Soares Frade.pdfPDF - Francisca Lúcia Soares Frade549.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.