Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6468
Título: Educação física, mídia e corpo feminino: entre a teoria e a percepções de professores da Escola José Rocha Sobrinho
Autor(es): Alves, Higo Franklym de Freitas
Palavras-chave: Educação física
Mídia
Identidade
Data do documento: 18-Dez-2014
Resumo: A mídia contemporânea criou a necessidade do corpo perfeito, a todo custo e, com fortes e freqüentes apelos, tem levado milhões à luta pela beleza corporal. Nessa luta – as mulheres – são as mais atingidas. Há então, a necessidade de mais informações e conscientização sobre a loucura do culto ao corpo. E, a escola e o profissional de Educação Física podem contribuir. Assim esta monografia tem como objetivo discutir a partir de um levantamento bibliográfico/pesquisa a questão do culto ao corpo na escola, observando o papel do professor de Educação Física nesse processo. Para realizar tal intento realizou uma pesquisa de caráter exploratório, utilizando como suporte teórico a investigação bibliográfica e documental. Como base teórica, os estudos de Castro (2007), Del Priore (2000), Santaella (2003), Hall (2006) e outros. Através da pesquisa bibliográfica ficou evidente a maior preocupação com a imagem e manutenção da beleza corporal por parte do sexo feminino, em virtude de uma maior cobrança sobre a mulher. A pesquisa de campo reafirmou essa questão e, os profissionais de Educação Física tentam a partir de suas aulas conscientizarem principalmente as alunas de que os corpos perfeitos são geralmente imagens manipuladas e, a busca desmedida da perfeição pode levar a doenças e lesões.
Descrição: ALVES, Higo Franklym de Freitas. Educação física, mídia e corpo feminino: entre a teoria e a percepções de professores da Escola José Rocha Sobrinho. 2014. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6468
ISSN: CDD 372.86
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Higo Franklym de Freitas Alves.pdfPDF - Higo Franklym de Freitas Alves884.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.