Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6469
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Tânia Maria Lourenço de | - |
dc.date.accessioned | 2014-12-18T15:54:24Z | - |
dc.date.available | 2014-12-18T15:54:24Z | - |
dc.date.issued | 2014-12-18 | - |
dc.identifier.issn | CDD 372.62 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6469 | - |
dc.description | OLIVEIRA, Tânia Maria Lourenço de. Dificuldades de aprendizagem na aquisição da escrita, enfocando coesão e coerência. 2014. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | Atualmente tem se evidenciado, de forma significativa, os estudos sobre a aquisição da linguagem escrita. No entanto, observamos que as práticas pedagógicas tem se distanciado dos propósitos atuais preconizados nos documentos oficiais, uma vez que muitos professores ainda utilizam-se de práticas tradicionais. O estudo desenvolvido tem como objetivo oportunizar a contação de história como instrumento de ensino para desenvolver habilidades de leitura e escrita, assim como analisar os elementos coesivos utilizados nas articulações das informações relatadas nas produções textuais do aluno. Durante o desenvolvimento da pesquisa teórica, o trabalho foi embasado nas idéias Luiz Carlos Cagliari, Vygotsky, Ferreiro e Teberosky, Antunes, Garcez e Silva, 1994 e outros autores que nos deram suporte teórico. Os textos analisados mostraram que os alunos já escrevem utilizando os recursos coesivos, muito embora, ainda repetitivos durante a escrita do texto e asseguram uma seqüencia lógica dos acontecimentos dos fatos na maioria deles. A pesquisa foi realizada com alunos do 5º ano do ensino Fundamental, que se apresentam como sujeitos atuantes e capazes, sendo o educador o mediador do processo de transformação ajudando-os a desvendar os mistérios da escrita. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Amasile Coelho Lisboa da Costa Souza | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Aquisição da escrita | pt_BR |
dc.subject | Recurso coesivo | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.title | Dificuldades de aprendizagem na aquisição da escrita, enfocando coesão e coerência | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Tânia Maria Lourenço de Oliveira.pdf | PDF - Tânia Maria Lourenço de Oliveira | 1.3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.