Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6469
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Tânia Maria Lourenço de-
dc.date.accessioned2014-12-18T15:54:24Z-
dc.date.available2014-12-18T15:54:24Z-
dc.date.issued2014-12-18-
dc.identifier.issnCDD 372.62-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6469-
dc.descriptionOLIVEIRA, Tânia Maria Lourenço de. Dificuldades de aprendizagem na aquisição da escrita, enfocando coesão e coerência. 2014. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.pt_BR
dc.description.abstractAtualmente tem se evidenciado, de forma significativa, os estudos sobre a aquisição da linguagem escrita. No entanto, observamos que as práticas pedagógicas tem se distanciado dos propósitos atuais preconizados nos documentos oficiais, uma vez que muitos professores ainda utilizam-se de práticas tradicionais. O estudo desenvolvido tem como objetivo oportunizar a contação de história como instrumento de ensino para desenvolver habilidades de leitura e escrita, assim como analisar os elementos coesivos utilizados nas articulações das informações relatadas nas produções textuais do aluno. Durante o desenvolvimento da pesquisa teórica, o trabalho foi embasado nas idéias Luiz Carlos Cagliari, Vygotsky, Ferreiro e Teberosky, Antunes, Garcez e Silva, 1994 e outros autores que nos deram suporte teórico. Os textos analisados mostraram que os alunos já escrevem utilizando os recursos coesivos, muito embora, ainda repetitivos durante a escrita do texto e asseguram uma seqüencia lógica dos acontecimentos dos fatos na maioria deles. A pesquisa foi realizada com alunos do 5º ano do ensino Fundamental, que se apresentam como sujeitos atuantes e capazes, sendo o educador o mediador do processo de transformação ajudando-os a desvendar os mistérios da escrita.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Amasile Coelho Lisboa da Costa Souzapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectAquisição da escritapt_BR
dc.subjectRecurso coesivopt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.titleDificuldades de aprendizagem na aquisição da escrita, enfocando coesão e coerênciapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tânia Maria Lourenço de Oliveira.pdfPDF - Tânia Maria Lourenço de Oliveira1.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.