Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/647
Título: Relações dos fatores abióticos com a densidade e dominância de cianobactérias em reservatórios do semi-árido paraibano
Autor(es): Oliveira, Iara Bezerra de
Palavras-chave: Qualidade da água
Eutrofização
Cianobactérias
Data do documento: 9-Nov-2012
Resumo: A principal causa da perda da qualidade da água dos reservatórios nordestinos está relacionada à eutrofização, processo de enriquecimento do corpo aquático por nutrientes, principalmente fósforo e nitrogênio, tal processo pode causar grandes alterações na estrutura das comunidades, podendo favorecer o florescimento de cianobactérias potencialmente produtoras de toxinas, algumas vezes letais à biota. Dessa forma o objetivo do presente estudo é explicar as relações dos fatores abióticos com a densidade e dominância de cianobactérias nos reservatórios se abastecimento do semi-árido paraibano. O estudo foi realizado em reservatórios em cascata. Foram realizadas coletas (bimensais de agosto/08 a julho/09, com uma trimensal de outubro/2008 à janeiro/2009), em quatro profundidades da zona limnética, em três reservatórios do Alto Paraíba, sendo analisadas variáveis físicas, químicas e biológicas da água. Os resultados mostraram que além do nitrogênio total disponível nos corpos aquáticos vários outros fatores abióticos, correlacionam-se positivamente com a densidade total de cianobactérias. Isso demonstra que as alterações dos fatores abióticos e consequência das alterações na qualidade da água, dos ecossistemas aquáticos do trópico semi-árido paraibano tem efeitos significativos sobre a dominância na densidade de cianobactérias que em altas densidades podem afetar o funcionamento destes ecossistemas.
Descrição: OLIVEIRA, I. B. de. Relações dos fatores abióticos com a densidade e dominância de cianobactérias em reservatórios do semi-árido paraibano. 2011. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/647
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Iara Bezerra de Oliveira.pdfIara Bezerra de Oliveira498.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.