Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6470
Título: A construção da identidade da pessoa negra nos alunos afrodescendentes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Antonieta Corrêa de Menezes
Autor(es): Pereira, Denise Souto
Palavras-chave: Racismo
Discriminação
Ambiente escolar
Data do documento: 18-Dez-2014
Resumo: Este trabalho de pesquisa tem por objetivo levar à comunidade escolar uma discussão acerca do tema abordado: “A construção da identidade negra dos alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Antonieta Corrêa de Menezes, apresentando-o para suscitar uma nova consciência entre todos os envolvidos no ambiente escolar. A partir dos argumentos teóricos de Cavaleiro (2001), Santos (2005); Munanga (2006); Gesser (2001, p.16), Silva (2001, p. 75), Brasil (2005, p.12), entre outros, que defendem a aplicação da prática anti-racismo no nível fundamental de ensino. A pesquisa foi realizada no espaço físico da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Antonieta Corrêa de Menezes, onde foram entrevistados: Diretora, Professores, pais de alunos, alunos, auxiliares e merendeira, e, em sala de aula com alunos matriculados no 7º ano do ensino fundamental da já mencionada escola. Onde num universo de 30 pessoas entrevistadas, criou-se um debate sobre o tema com o objetivo precípuo de instigar a comunidade escolar a discutir a existência do racismo no Brasil, no ambiente escolar e sua desconstrução nos dias atuais, fazendo uma análise das teorias causadoras da discriminação racial na sociedade brasileira, bem como em rápida análise difundir as diferentes concepções que os educadores da instituição pesquisada criaram sobre o racismo e como atuam diante destas situações em seu ambiente de trabalho.
Descrição: PEREIRA, Denise Souto. A construção da identidade da pessoa negra nos alunos afrodescendentes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Antonieta Corrêa de Menezes. 2014. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6470
ISSN: CDD 320.56
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Denise Souto Pereira.pdfPDF - Denise Souto Pereira1.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.