Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6476
Título: Identidade e cultura: dos PCN's à sala de aula
Autor(es): Ribeiro, Maria José Carneiro
Palavras-chave: Identidade cultural
Preconceito
Pluralidade cultural
Data do documento: 19-Dez-2014
Resumo: As identidades culturais dos alunos da Escola Estadual Adriano Feitosa vêem sendo muito trabalhada e discutida no cotidiano escolar pelos professores da mesma. Infelizmente ainda se ver uma concepção retrograda a respeito das questões de identidades e culturas de um grande número de professores, dificultando de certa forma resultados positivos quanto às diversas formas de preconceitos visualizadas dentro deste ambiente. Esses preconceitos geram de imediato, dificuldades de conviver e aceitar as diferenças culturais dentro do sistema educacional e suas reais funções. Esse trabalho aborda o tema sobre identidades e cultura dentro da sala de aula. O trabalho tem como objetivo descobrir quais fatores é responsável pelo fracasso na relação interpessoal entre os alunos. Para tanto, realizou-se para o presente estudo levantamentos bibliográficos a cerca do tema escolhido e, e a aplicação de questionários aos alunos da escola Adriano Feitosa, sendo este questionário o principal instrumento utilizado para observar o conhecimento dos alunos a respeito das identidades culturais. Os dados foram analisados qualitativamente e quantitativamente. Os resultados analisados mostram uma grande dificuldade dos alunos relacionarem entre si com as diferenças de cor, raça sexo e até mesmo com aqueles alunos especiais (deficientes, surdos e mudos). Portanto, o trabalho apesar de enfrentar grandes dificuldades para trabalhar as diferentes culturas, mostrou boas perspectivas de contribuição para amenizar o preconceito e as dificuldades das relações interpessoais entre os estudantes da escola.
Descrição: RIBEIRO, Maria José Carneiro. Identidade e cultura: dos PCN’s à sala de aula. 2014. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Princesa Isabel, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6476
ISSN: CDD 306
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria José Carneiro Ribeiro.pdfPDF - Maria José Carneiro Ribeiro500.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.