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dc.contributor.authorLucas, Leandro Mário-
dc.date.accessioned2014-12-19T14:18:47Z-
dc.date.available2014-12-19T14:18:47Z-
dc.date.issued2014-12-19-
dc.identifier.issnCDD 371.33-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6478-
dc.descriptionLUCAS, Leandro Mário. Tablets em sala de aula: análise das percpções dos professores de matemática na escola pública de Taperoá-PB. 2014. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.pt_BR
dc.description.abstractAs Tecnologias Midiáticas Digitais de Informação e Comunicação –TMDIC- estão cada vez mais presentes na vida cotidiana das pessoas, principalmente do final do século passado até os dias atuais com a popularização da Internet modificando a cultura e a forma de pensar, ditando novos hábitos de relacionamentos. Essa situação faz surgir uma pressão social e política para que as escolas se contextualizem com as tecnologias fazendo com que diversos programas governamentais venham a incluir em suas pautas legislação e ações para inserção das tecnologias na educação: A entrega de Tablets nas escolas estaduais da Paraíba em 2013 é um exemplo dessa nova visão governamental. Nessa perspectiva, este estudo tem como objetivo analisar O uso dos Tablets Pelos Professores de Matemática da Escola EEEFM Melquíades Vilar da cidade de Taperoá buscando pesquisar a importância que essas ferramentas tecnológicas estão tendo no ensino de Matemática, se estão sendo exploradas em todas as suas potencialidades pelos professores de Matemática de forma a construir uma aprendizagem significativa. Foi utilizado nesse trabalho questionários cujos resultados confirmaram que não houve mudanças significativas na aprendizagem dos alunos com a utilização dos tablets, já que, segundo os próprios professores, eles têm formação profissional e infraestrutura escolar deficientes que não os permitem ter o domínio pedagógico dessa tecnologia. O reflexo dessa realidade é que 60% dos professores nunca utilizaram os tablets e os outros 40% afirmaram que raramente utilizam apenas para acesso a internet ou para armazenar arquivos e informações com a finalidade de repassar aos alunos essas informações por alguma forma de compartilhamento. Para uma melhor compreensão dos resultados, assim como para alcançá-los, a bibliografia tem contribuições importantes de Moita (2007 e 2009), Moran (2007), Petarnella (2009), Libâneo (1994), Sanmya Feitosa Tajra (2012), Adelina Moura (2011) e muitos outros autores que falam das tecnologias no ambiente educacional como ferramentas indispensáveis para uma aprendizagem que seja significativa nos dias atuais, além de um suporte legal baseado principalmente nas Orientações Curriculares Nacionais Para o Ensino Médio e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação brasileira- LDB.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moitapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectTecnologia da educaçãopt_BR
dc.subjectTabletspt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.titleTablets em sala de aula: análise das percepções dos professores de matemática na escola pública de Taperoá-PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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