Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/648
Título: Interação entre aves frugívora e espécies de erva-de-passarinho em Puxinanã e Campina Grande, Paraíba
Autor(es): Alves, Lailson da Silva
Palavras-chave: Aves frugívoras
Erva-de-passarinho
Dispersão de sementes
Data do documento: 9-Nov-2012
Resumo: A dispersão é um processo em que a regeneração natural das populações de plantas zoocóricas é fortemente dependente da avifauna. Uma das principais interações entre plantas e aves é a frugivoria, em que animais frugívoros colaboram na dispersão dos propágulos de diversas espécies de plantas. As ervas-de-passarinho, nome genérico dado a algumas plantas que apesar de terem ampla distribuição nos trópicos também se encontram associadas ao ambiente de caatinga, são assim chamadas devido à dispersão de suas sementes, nas quais seus frutos servem de alimentos para diversas aves e estas ao defecarem levam suas sementes a longas distâncias. São plantas hemiparasitas e devido a isto têm sua importância econômica associada aos prejuízos que causam a plantações. Este estudo visa verificar as principais aves responsáveis pela dispersão das sementes da erva-de-passarinho, nos municípios de Puxinanã e Campina Grande, Paraíba entre os meses de março a junho de 2011. As aves são agentes dispersores muito importantes, pois apresentam vantagens sobre outros grupos dispersores, no que diz respeito à sua mobilidade e à grande diversidade de espécies. Além de poderem transportar uma grande quantidade de semente ainda podem atingir grandes distâncias, sendo isso muito importante para a variabilidade genética e diversidade ecológica. Os registros das aves que consomem os frutos da erva de passarinho foram feitas utilizando-se os métodos de observação visual com auxilio de binóculos e de uma câmera digital fujifilm finepix s1800 com zoom óptico de 18X para fotografar as espécies de aves que visitaram as diferentes espécies de erva-de-passarinho, e para a identificação das espécies foi utilizado o guia de campo avifauna brasileira de Sigrist (2009). Foram realizadas doze coletas nas duas áreas amostradas, as quais tiveram duração de 2 horas, totalizando 24 horas de observação em campo. Durante as coletas, foram registradas oito espécies de aves pertencentes a seis famílias, que se alimentavam dos frutos da erva de passarinho. Os frutos da espécie Phthirusa pyrifolia (Loranthaceae) foram utilizada como fonte de alimento pelas seguintes espécies de aves: Pitangus sulphuratus, Passer domesticus, Tangara sayaca e Poroaria dominicana. Já a hemiparasita Struthanthus polyrrhizus (Loranthaceae), teve seus frutos consumidos pelas seguintes espécies de aves: Poroaria dominicana, Passer domesticus, e Sporophila Albogularis,enquanto na Phoradendron quadrangulare (Viscaceae) foram registradas cinco espécies de aves responsáveis pela dispersão de seus propágulos, Pitangus sulphuratus, Euphonia chlorotica, Sporophila albogularis, Tangara cayana e Tangara sayaca.
Descrição: ALVES, L. da S. Interação entre aves frugívora e espécies de erva-de-passarinho em Puxinanã e Campina Grande, Paraíba. 2011. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/648
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lailson da Silva Alves.pdfLailson da Silva Alves953.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.