Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6485
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Gertrudes, Rejanira Alves | - |
dc.date.accessioned | 2014-12-19T14:42:53Z | - |
dc.date.available | 2014-12-19T14:42:53Z | - |
dc.date.issued | 2014-12-19 | - |
dc.identifier.issn | CDD 370 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6485 | - |
dc.description | GERTRUDES, Rejanira Alves. Elaboração de regras e normas no cotidiano escolar: representações e recepções do corpo discente e suas artes de fazer. 2014. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho destina-se a analisar como as regras escolares são elaboradas, mostrando especificadamente, como os discentes convivem nesse cotidiano com as limitações que lhes são impostas. Para o desenvolvimento desse estudo, abordam-se as continuidades e descontinuidades das construções históricas das regras e do cotidiano escolar. Para refletir sobre essa problemática, se tomará como campo de estudo a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Francisca Martiniano da Rocha, situada no município de Lagoa Seca, estado da Paraíba, o estudo de caso se delineará como pesquisa etnográfica. Desta forma, o estudo foi pautado nas contribuições teóricas de Michel de Certeau (1998) a fim de dialogar como são perceptíveis as artes de fazer dos sujeitos, atenuando para as resistências implícitas e explícitas através de astúcias cotidianas, analisando dessa forma os consumos. Com Tomas Tadeu da Silva (1999) atentou-se às imagens multifacetárias do currículo;Diana Milstein & Héctor Mendes (2010) situaram, no que concerne ao cotidiano escolar, a partir de uma pesquisa etnográfica, que mostra como o processo de ensino aprendizagem está relacionado à presença do corpo no cenário educacional - simbólico e físico. Ademais, estudar Stuart Hall (2013), auxiliou a pensar a construção das identidades dos sujeitos modernos. Logo, o presente trabalho problematiza o cotidiano escolar como um todo, percebendo as experiências cotidianas através das entrevistas e depoimentos, além de documentos internos da instituição. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Silvânia Karla de Farias de Farias | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Regra escolar | pt_BR |
dc.subject | Cotidiano escolar | pt_BR |
dc.title | Elaboração de regras e normas no cotidiano escolar: representações e recepções do corpo discente e suas artes de fazer | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Rejanira Alves Gertrudes.pdf | PDF - Rejanira Alves Gertrudes | 720.58 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.