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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6487
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Oliveira, Nozicássio Gomes de | - |
dc.date.accessioned | 2014-12-19T14:53:31Z | - |
dc.date.available | 2014-12-19T14:53:31Z | - |
dc.date.issued | 2014-12-19 | - |
dc.identifier.issn | CDD 100 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6487 | - |
dc.description | OLIVEIRA, Nozicássio Gomes de. A Inserção do ensino de filosofia na E.E.E.F.M. Bernardino José Batista: desafios e perspectivas. 2014. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Sousa, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | O delinear do dado trabalho parte da prática docente da disciplina de filosofia, desde sua inserção obrigatória nos currículos do Ensino Médio no Brasil e por conseguinte no Estado da Paraíba. Tendo como referência a vivência sobre o enfrentamento às disparidades do ensino de filosofia recém chegado nas escolas públicas da Paraíba, mais especificamente na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Bernardino José Batista, na cidade de Triunfo-PB. Para tanto, buscando entender os percalços encontrados, partimos rumo à trajetória da Filosofia no Brasil, desde a chegada dos padres jesuítas, as transições políticas influenciadas pelas mais variadas correntes, até sua instauração no ensino brasileiro, mais cogitado pela Ditadura Militar, o qual sai do cenário educacional, sendo substituído por outras disciplinas, que defendiam as ideologias da ditadura. Porém, militantes que defendiam a permanência do ensino de filosofia nas escolas públicas onde, depois de vários anos de luta, uma Lei Nacional reintegra a obrigatoriedade da disciplina no currículo do ensino médio. É nesse instante que começamos e escrever a história do ensino de filosofia nas escolas públicas da Paraíba, sobre os mais variados desafios encontrados na súbita instalação do ensino nas salas de aulas, mas na perspectiva da passividade que seriam sanados no decorrer do tempo e sobre a execução de projetos didático-pedagógicos, que viessem a suprir tais carências, como a exemplo do Filosofando: da leitura à interpretação filosófica, trabalhado de forma facultativa às turmas do segundo e terceiro Anos do Ensino Médio da Escola Bernardino José Batista no ano de 2013. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Valmir Pereira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de filosofia | pt_BR |
dc.subject | Prática docente | pt_BR |
dc.subject | História da filosofia | pt_BR |
dc.title | A Inserção do ensino de filosofia na E.E.E.F.M. Bernardino José Batista: desafios e perspectivas | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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